Esperava-se hoje novidades sobre a questão do Passaporte Verde durante o debate no Conselho Europeu. E apesar de se terem sido discutidos os temas relacionados com a pandemia, incluindo a renovação do contrato com a BioNTech-Pfizer para mais 1,8 mil milhões de doses, não houve avanços sobre o Passaporte Verde digital, que visa facilitar a viagem entre os países dos Estados-membros, mas também para receber cidadãos do exterior da União Europeia.
Ainda assim houve novidades sobre o levantamento das restrições sobre pessoas vacinadas, numa análise por cada caso. É referido que até ser adotado o regulamento do Passaporte Verde, que será o equivalente digital verde dos certificados passados pelos países às pessoas vacinadas contra a COVID-19; os Estados-membros devem aceitar esses mesmos certificados emitidos por outros países que contenham pelo menos as datas, de acordo com a respetiva lei nacional. E que tenham em consideração a necessidade de verificar a sua autenticidade, validade e integridade do respetivo certificado.
Desde março que se discute o tema da proposta legislativa apresentada pelo executivo comunitário para a criação de um certificado digital para comprovar a vacinação, testagem ou recuperação da COVID-19, um documento bilingue e com um código QR que deve entrar em vigor até junho para permitir a retoma da livre circulação na UE no verão. Os atrasos nas decisões certamente que vão fazer "escorregar" os planos iniciais da utilização do documento digital, a tempo das férias do verão.
No Conselho Europeu foi referido que se os Estados-membros aceitarem a prova de vacinação para levantar restrições, tais como os testes obrigatórios ou necessidade de quarentena; devem também levantar as restrições para viagens não essenciais para viajantes de países terceiros que tenham recebido pelo menos a dose recomendada a pelo menos 14 dias antes da sua chegada. Assim como 14 dias antes da última dose do programa de vacinação recomendada pela Organização Mundial da Saúde.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Fortnite toma de assalto Counter-Strike 2 e Valorant com o novo modo Ballistic -
App do dia
Nintendo Music traz 40 anos de bandas sonoras dos jogos para o smartphone -
Site do dia
Europa Clipper inspira nova banda desenhada sobre astrobiologia da NASA -
How to TEK
Mude o assistente do Waze para a vozes do Venom e Eddie Brock
Comentários