A primeira Super Lua Cheia deste ano presenteou os "habitantes" da Terra em março e falta pouco para a segunda, a de maior amplitude das três previstas para 2020. É já no próximo dia 8 de abril que o céu vai estar mais brilhante do que o habitual devido à ocorrência simultânea da fase de Lua Cheia e da sua posição no perigeu, ou seja, do ponto da sua órbita em que se encontra mais próxima da Terra.
De acordo com o Observatório Astronómico de Lisboa, a fase do perigeu acontece às 18h08 de 7 de abril, mas o instante da fase da Lua Cheia tem início às 3h35 de 8 de abril. Estima-se que durante este fenómeno a Lua se aproxime a uma distância de 356.906.557 Km da Terra, com o desfasamento entre os instantes do perigeu e da Lua Cheia a ser de apenas 8h28, quando em março foi de 12h41.
A Lua no dia 8 de abril, garante o Observatório, "estará mais exuberante por atingir a distância mínima da Terra poucas horas depois de ocorrer o instante da fase de Lua Cheia". Esta Lua pode ser ser designada por Lua Rosa não pela cor, mas sim por marcar a celebração da primavera no hemisfério norte.
No início do mês, o instante da fase da Lua Cheia teve início às 17h48, mas a fase do perigeu apenas ocorreu já na manhã do dia 10, às 6h29. Recorde a de 2019 nesta fotogaleria.
A próxima Super Lua Cheia, e supostamente última deste ano, está prevista para acontecer a 7 de maio, dia em que o desfasamento será maior: 32h43. Resta aguardarmos para saber se, nessa altura, o melhor será mesmo ver a Lua de sua casa ou se poderá assistir onde preferir.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Robot da Toyota regista recorde do Guinness no lançamento ao cesto mais distante -
Site do dia
Mantenha-se atualizado com as mudanças de preços nas compras online com esta extensão -
App do dia
Aware é o nome da nova aplicação de saúde mental da Fundação José Neves -
How to TEK
Não quer que a rede social X use os seus dados para treinar a IA? Saiba como desativar a conta
Comentários