A Austrália vai acolher uma caixa negra para registar a forma como lidamos com as alterações climáticas. Inspirada nas caixas negras dos aviões e pensada para, tal como estas, ser indestrutível em caso de acidente, esta “caixa negra da Terra” vai ser colocada na costa ociental da remota Tasmânia. A construção deve estar concluída durante o próximo ano e envolve vários parceiros, como a Universidade da Tasmânia e a empresa de publicidade BBDO.
Na prática, em questão está uma caixa em aço com 10 metros de comprimento e ligação à internet, que permitirá acompanhar à distância todos os dados que a caixa vai guardando. A internet da caixa poderá também ser partilhada, por Wi-fi, com quem visita o local, mesmo num cenário menos otimista, onde outras ligações de internet já não estiverem disponíveis, prevê a equipa
Outra característica chave da caixa negra da Terra é a capacidade de armazenamento. Para já, com aquilo que a tecnologia permite e que se traduz numa capacidade para armazenar dados por cerca de meio século, a reforçar no futuro. Vão ser registados dados sobre 500 métricas distintas. Incluem-se neste leque informação sobre temperaturas médias, consumo energético global e outros, que serão trabalhados por algoritmos e guardados no dispositivo para a posteridade. A caixa vai ser desenhada para ser indestrutível e aguentar catástrofes naturais. A energia necessária para manter a funcionar os mecanismos internos será solar e térmica.
Segundo a ABC, os promotores do projeto têm planos para adicionar mais algumas funcionalidades à caixa, como a possibilidade de transmitir informação para o espaço, ou integrar um leitor de dados, ativado quando é exposto à luz do sol. Entretanto, enfrentam-se outros desafios, como assegurar pontos de ligação entre a tecnologia usada na caixa e quem possa descobri-la num cenário pós-apocalipse, onde o software usado já não terá suporte.
A caixa negra da Terra vai ser criada para registar dados que podem ajudar no combate às alterações climáticas, mas que serão também um testemunho do impacto das decisões políticas em matéria de ambiente, garantem os promotores.
“A caixa negra da Terra é uma estrutura e um dispositivo que vai gravar cada passo dado pela humanidade em direção, ou para evitar, de uma catástrofe climática”, explica em declarações à Reuters Jim Curtis, diretor criativo da Clemenger BBDO, mentor da ideia.
Segundo o mesmo responsável, a caixa negra será também uma forma de deixar um testemunho para a posterioridade, se a falta de empenho no combate às alterações climáticas nos conduzir à extinção. “Se o pior acontecer e como civilização nos despenharmos em consequência das alterações climáticas, esta caixa indestrutível vai lá estar e vai gravar cada detalhe do que acontecer”, acrescenta o responsável, que vê aqui também uma oportunidade de deixar a outros informação útil para não cometerem os mesmos erros.
Recorde-se que a mais recente cimeira do clima, a COP26 produziu resultados tímidos no compromisso dos países com o combate às alterações climáticas, mesmo com os insistentes alertas dos especialistas em relação à necessidade de ações urgentes.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Proteja a galáxia dos invasores com o Space shooter: Galaxy attack -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários