A NASA alcançou um objetivo tecnológico que está a transformar as missões espaciais tripuladas. Segundo a agência espacial, o sistema de suporte de vida e controlo ambiental da Estação Espacial Internacional é hoje capaz de reciclar cerca de 98% de toda a água que os astronautas levam a bordo. As ferramentas que estão a ser utilizadas são capazes até de captar a humidade provocada pelo suor e pela respiração da equipa.

Um dos subsistemas desta nova estrutura dedica-se à reciclagem da urina. A NASA explica que o processo de destilação associado é capaz de extrair a água do líquido, o que lhe permite atingir os 98% de taxa de recuperação de água, na EEI. Anteriormente, o valor rondava os 93/94%.

Veja na galeria mais detalhes:

"É um passo importantíssimo na evolução dos sistemas de suporte de vida", disse Christopher Brown, membro da NASA e responsável pela equipa que gere estes mesmos sistemas. "98% de toda a água que temos a bordo mantém-se num ciclo infinito de reciclagem. Isso é uma conquista fantástica", disse.

Jill Williamson, gestor dos subsistemas de água da EEI, sublinha que o processo de filtragem é semelhante ao que acontece nas redes de distribuição das grandes cidades. "A tripulação não está a beber urina, mas água que foi extraída, filtrada e limpa, pelo que é mais pura do que a que bebemos na Terra", garantiu Williamson.

O gestor acrescenta que sistemas como este vão ser cada vez mais essenciais às missões que a NASA conduz para lá da órbita terrestre. "Quanto menos água e oxigénio tivermos der carregar, mais ciência pode ser integrada no veículo", disse. "Sistemas regenerativos e seguros fazem com que as equipas não tenham de se preocupar com eles e assim podem focar-se no verdadeiro objetivo das suas missões".