Alcançar altitudes entre os 3 e os 10 quilómetros de altura e a capacidade de recuperar os foguetões após o lançamento foram alguns dos critérios que estiveram em análise este fim de semana no EuRoc - European Rocketry Challenge, que pela primeira vez se realizou em Portugal. Os lançamentos foram todos concentrados no dia de sábado, e integrados no Portugal Air Summit que decorreu desde dia 21 em Ponte de Sor.

Com seis equipas a concurso, os vencedores foram os austríacos da equipa The Hound venceram a primeira edição do EuRoC – European Rocketry Challenge. A equipa dinamarquesa DanStar recebeu o prémio Team Sportsmanship e os franceses da Air ESIEA o prémio Team Spirit.

Os lançamentos atraíram muita atenção, pela espetacularidade da partida dos rockets, mas também entusiasmo da equipa e do público, limitado pelas condições impostas pela pandemia da COVID-10. Um vídeo partilhado no tweet da Portugal Space mostra um pouco dos principais momentos do EuRoC

O EuRoc – European Rocketery Challenge é a primeira edição da competição europeia que se realizar em Portugal e foi promovido pela Agência Espacial Portuguesa, Portugal Space, contando com a participação de seis equipas, num total de cerca de 100 estudantes universitários, de cinco países europeus. As equipas portuguesas que participaram no evento apresentaram também os projetos, com a Tarvus (Universidade de Engenharia do Porto) e Red (Instituto Superior Técnico) a fazerem testes e apresentações técnicas. A expectativa é que em  2021 possam entrar também no concurso.

A data da próxima edição já foi marcada para 12 a 17 de outubro de 2021, sendo a cidade de Ponte de Sor escolhida para acolher novamente o evento.

“Portugal estimula as futuras gerações de engenheiros europeus para aceder ao espaço com foguetões de baixo impacto ambiental e baixo custo. Terminado com grande sucesso o 1.º European Rocketry Challenge, a segunda competição voltará a Ponte de Sor em outubro de 2021. Participem e divulguem!”, disse aos estudantes o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, numa ligação por streaming.

O Portugal Air Summit decorreu entre 21 e 23 de outubro e assume-se como a maior cimeira aeronáutica da Península Ibérica. Este ano teve como tema principal “Flying Digital” e contou com o anúncio de que a primeira aeronave portuguesa será fabricada em Ponte de Sor.