Começou ontem, dia 21, o Portugal Air Summit, no Centro de Artes e Cultura de Ponte de Sor, ficando marcado pela revelação da construção de um anova unidade fabril, numa parceria entre a empresa brasileira Desaer e o CEiiA: Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto. O resultado dessa parceria será a construção da primeira aeronave portuguesa, que deverá estar pronta em 2026.

A informação foi sublinhada pela Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, no seu discurso de encerramento, referindo que estava expetante de estar presente no primeiro teste da aeronave marcado para 2023. A ministra destacou a importância da construção da unidade fabril, referindo que a iniciativa irá atrair outras empresas do sector para a região.

O primeiro programa aeronáutico já tinha sido apresentado em Évora, no passado 25 de setembro. O programa ATL-100 fica responsável por desenvolver, fabricar e operar a aeronave ligeira, com a sua produção industrial em Ponte de Sor, ainda que parte da engenharia seja desenvolvida em outras regiões, como Évora e Beja.

tek Portugal Air Summit
créditos: tpc.46graus.com

Ainda esta quinta-feira será feito a assinatura do acordo de entendimento que dará origem à Magellan Orbital (numa parceria entre a CEiiA, a Efacec, a Omnidea, aTEKEVER e a IdD – Portugal Defence). A empresa irá reunir o conhecimento e a capacidade instalada de importantes atores da indústria nacional de Espaço e Defesa e terá como principal objetivo o desenvolvimento, integração e operação de constelações de pequenos satélites, destinadas à observação terrestre.

No evento está também a decorrer o EuRoc: European Rocketry Challenge, a primeira competição universitária europeia de lançamento de foguetões, organizada pela Agência Espacial Portuguesa (Portugal Space) com cooperação internacional. A competição reúne 120 estudantes e investigadores de engenharia, que serão agrupados em 12 equipas. Estas vão criar, construir e lançar os seus próprios veículos, de forma a desenvolver novas ideias para estimular a inovação no sector espacial, na área de lançadores de satélites.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.