Pelo terceiro ano consecutivo, a equipa portuguesa Rocket Experiment Division (RED), participou no EuRoC (European Rocketry Challenge) que se realizou no Campo Militar de Santa Margarida em Constância. A equipa do Instituto Superior Técnico lançou e recuperou com sucesso o seu foguetão, que foi batizado de “Baltasar”, a uma altitude de 3.000 metros.

O coordenador da equipa, Pedro Rosado, destaca a felicidade da equipa com o lançamento deste ano. “A experiência dos anos anteriores, permitiu-nos aperfeiçoar diversos elementos no nosso rocket para melhorar a sua performance e, obviamente, atingir o objetivo desejado, que era lançá-lo e recuperá-lo intacto. Estamos muito orgulhosos”. A equipa RED foi criada em 2017 e é composta por 48 elementos, divididos entre as áreas de engenharia mecânica, aeroespacial, eletrotécnica, eletrónica, computadores e física.

Veja na galeria imagens do concurso EuRoC

A competição continua esta segunda-feira e das 18 equipas internacionais em concurso, já tinham sido feitos 12 lançamentos de foguetões até ao domingo. O encerramento do evento está marcado para esta terça-feira, dia 18 de outubro, com a cerimónia de entrega de prémios a realizar-se no aeródromo de Ponte de Sor às 14h00. Vai estar presente o vice-presidente da Agência Espacial Portuguesa, Eduardo Ferreira e representantes do Exército português e da autarquia da cidade.

Veja o vídeo

Ao todo são entregues sete troféus, incluindo prémios de fogo de acordo com a altitude e o tipo de motor. A organização do evento revelou como novidade o Prémio Payload, reconhecendo o projeto com a melhor carga útil no foguetão, que é patrocinado pela ESA. O prémio vai distinguir a inovação, a fiabilidade, o impacto e a aplicabilidade do payload para a sociedade, num teste de como se este fosse efetivamente lançado para o espaço.

Competição europeia EuRoC regressa a Ponte de Sor e desafia estudantes a lançarem foguetões
Competição europeia EuRoC regressa a Ponte de Sor e desafia estudantes a lançarem foguetões
Ver artigo

Anacom também patrocina o prémio para a Melhor Assinatura Espectral, ou seja, um incentivo à utilização eficiente do espectro de radiofrequências. Este prémio será atribuído à equipa que realizar o seu lançamento com sucesso, dentro de um período estipulado e com melhor percentagem de utilização do canal espectral.

A competição conta com a participação de 18 equipas, reunindo mais de 500 estudantes de 11 países.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.