Esta quarta-feira, 24 de julho, a SpaceX vai voltar a lançar uma missão do Falcon 9, a partir do Cabo Canaveral, na Flórida, em direção à Estação Espacial Internacional, naquela que será a décima oitava missão de entregas da empresa de Elon Musk. A bordo da nave seguem cerca de 5.500 experimentos e claro, provisões para os cientistas, mas há alguns objetos que estão a chamar a atenção da imprensa internacional: bolas de futebol da Adidas e a famosa gosma colorida da Nickelodeon.

A gosma visa promover o interesse nos assuntos ligados a STEM nas escolas preparatórias e secundárias. Os investigadores residentes na estação espacial irão realizar experiências para espicaçar a curiosidade dos jovens e ajudar os estudantes a compreender temas como o fluxo do fluido e a engenharia dos materiais, assim como os efeitos da microgravidade na gosma.

Relativamente à bola de futebol, esta irá ser utilizada para estudar a aerodinâmica dos esféricos a voar livremente em ambientes de microgravidade, medindo a velocidade com que gira, a oscilação e a rotação no seu eixo com diversos formatos e texturas. Os dados serão depois comparados com os mesmos testes realizados na Terra. Segundo a NASA, observar e medir os movimentos da bola vai melhorar a compreensão do comportamento de objetos voadores, tais como pequenos robots no espaço.

As experiências serão depois mostradas através de vídeos educacionais e conteúdos digitais nos canais e plataformas de streaming da Nickelodeon, adianta a Business Insider.