O Governo criou um grupo de trabalho, que junta as áreas ministeriais  do mar, ciência e tecnologia, assim como da coesão territorial para apresentar um plano estratégico com vista ao desenvolvimento do Centro Internacional de Biotecnologia Azul.

Em comunicado é detalhado que o Centro Internacional de Biotecnologia Azul é uma das prioridades do programa do XXIII Governo Constitucional, tendo em conta a aposta no "potencial do mar" e na "promoção da reindustrialização dos setores tradicionais através da biotecnologia azul, com especial enfoque em projetos empreendedores que permitam o desenvolvimento de produtos inovadores do mar".

O objetivo do grupo de trabalho passa por desenvolver um conjunto de medidas que sejam capazes de assegurar um "enquadramento competitivo para o setor da biotecnologia azul em Portugal". O grupo terá também de apresentar um modelo técnico e de gestão para o Centro, que será instalado em Matosinhos.

Como explica o Governo, o grupo atuará em três níveis: Coordenação, Comité Técnico e Comité de Acompanhamento. No caso do Comité Técnico, este é composto por 15 especialistas que foram "indicados pelo membro do Governo responsável pela área de mar, sob proposta da Fundação Oceano Azul".

Já o Comité de Acompanhamento, presidido pelo Ministro da Economia e do Mar, tem como missão analisar e acompanhar a forma como os trabalhos progridem, avaliando os relatórios de progresso que são enviados pelo Coordenador.

Nota de redação: A notícia foi atualizada com mais informação. (Última atualização: 16h09)