
Na sua terceira edição, a iniciativa Astronauta por um Dia encerrou com 634 candidaturas, um novo recorde da competição promovida pela Agência Espacial Portuguesa. Dos jovens entre os 14 e os 18 anos que se inscreveram na primeira fase do concurso, 52% são do sexo masculino e 48% do sexo feminino.
Em comparação com 2023, a primeira fase da edição de 2024 do Astronauta por um Dia recebeu mais 14,31% candidaturas. Este número sobe para 37,17% quando comparado com a edição de estreia, a de 2022.
À semelhança das duas edições anteriores, a iniciativa da Agência Espacial Portuguesa segue um sistema de avaliação que replica os verdadeiros processos de seleção de astronautas. Nesta primeira fase, em curso, os candidatos terão de submeter um vídeo de motivação com a duração máxima de 45 segundos, além do preenchimento de um formulário com informações gerais.
Clique nas imagens para recordar a segunda edição do Astronauta por um Dia
Do número total de candidatos desta primeira fase, serão selecionados 250 para a segunda fase, que consiste numa prova de memória, velocidade e raciocínio espacial. À terceira fase passam 100 candidatos, que realizarão uma prova de aptidão física. Finalmente, 50 serão convocados para uma Entrevista, a partir da qual se selecionarão os 30 finalistas.
Os 30 finalistas selecionados realizarão um voo de gravidade zero, que simula o ambiente de microgravidade vivido no Espaço pelos astronautas. O voo está marcado para o dia 29 de setembro, partindo da Base Aérea n.º 11 da Força Aérea Portuguesa, em Beja.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Xiaomi "ataca" Porsche e automóveis de alta cilindrada com o elétrico SU7 Ultra abaixo dos 70 mil euros -
App do dia
Mister Antonio: Salte entre planetas e resolva desafios para agradar a um gato muito exigente -
Site do dia
Tem uma montanha de tarefas pela frente? Esta extensão ajuda a manter tudo organizado a partir do browser -
How to TEK
Aumente a privacidade e “tape os ouvidos” ao seu smartphone
Comentários