Os planos de teste do primeiro voo em Marte, através do pequeno helicóptero Ingenuity são bastante ambiciosos, mas o processo é muito complexo, levando a NASA a adiar algumas vezes o início da missão. Na semana passada, a equipa responsável pela tentativa histórica indicou que o helicóptero estava saudável, mas antes de poder voar teria de fazer uma atualização ao seu software, um processo que demoraria alguns dias. No fundo, tratou-se de um backup instalado no rover, que só será utilizado caso a primeira tentativa falhe.

E esse dia pode ser hoje, se tudo correr como o novo plano, o Ingenuity poderá levantar voo hoje. O evento vai merecer uma transmissão em direto, a partir das 11h15.

Para este primeiro voo, numa série de diferentes experiências, o pequeno helicóptero vai levantar voo a alguns centímetros do solo e circular por apenas 20 ou 30 segundos, voltando a aterrar. E segundo a NASA esse será um grande marco, ao ser o primeiro voo nas condições extremas da atmosfera de Marte. Seguem-se depois outros voos de teste, com um aumento de altitude e distância. Depois de completar a sua demonstração tecnológica, o seu anfitrião, o rover Perseverance vai continuar a sua missão científica.

A equipa do Ingenuity está otimista que a tentativa de voo de hoje seja realizada. Ainda assim, é referido que se trata de um teste e que está preparada para que não seja realizada. A NASA diz que este é um experimento e que se deve aprender com o mesmo, tomando riscos que outras missões não podem ter, com cada etapa a ser cuidadosamente planeaad. Na última semana, o seu software de controlo de voo foi atualizado exatamente para servir de plano alternativo.

As novas soluções tonam o processo de voo mais seguro para o veículo, referindo que, caso não consigam fazer o Ingenuity voar nesta primeira tentativa, é possível tentar os novos comandos novamente, com boas possibilidades de sucesso em novas tentativas. E foi por isso que a equipa decidiu adiar e escolher esta nova solução de redundância, como uma espécie de plano alternativo.

Na prática, se o helicóptero falhar o voo como estabelecido inicialmente, o rover Perseverance vai atualizar o novo software de controlo de voo, que foi instalado na semana passado, no próprio Ingenuity. Vão ser necessários alguns dias adicionais para preparar o seu carregamento e teste do software no helicóptero, assim como preparar os rotores para a sua nova configuração.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.