Chama-se nebulosa de reflexão bipolar e é uma “espécie rara”, neste tipo de formações feitas a partir de nuvens de poeira e gás e iluminadas pelas estrelas mais próximas. Esta, em concreto, foi identificada como IC 2220 e avistada a caminho da constelação de Carina, pelo telescópio Gemini South do NOIRLab. Está a 1200 anos-luz de distância do planeta Terra.

batizada como caneca de Toby, pelas alegadas parecenças com este tipo de peça tradicional britânica, a nebulosa revela o fim de vida de uma estrela vermelha gigante, em processo de transformação numa nebulosa planetária. Quando começam a ficar sem “combustível”, este tipo de estrelas dilatam antes de libertarem as camadas de gás que vão dar origem à nebulosa planetária e é isso que a imagem mostra, um processo transitório e raramente captado em imagens.

“Um par de laços quase simétricos de poeira e gás assinala os suspiros de morte de uma antiga estrela gigante vermelha, tal como foi captado pelo Gemini South”, explica o Observatório, na legenda da foto que publicou. “A estrutura resultante, que supostamente assemelha-se a um antigo estilo de jarro inglês, é uma nebulosa de reflexão bipolar raramente vista”.

As nebulosas são uma das imagens deslumbrantes do universo catalogadas em diferentes categorias. As nebulosas de reflexão bipolares raramente têm sido captadas em imagens. Levam este nome porque têm um lóbulo de cada lado da sua zona central, criado e iluminado pela estrela gigante vermelha que está no centro. São reflexivas porque projetam a estrutura central para a zona envolvente.

Já agora, a caneca tradicional inglesa, comparada à nebulosa IC 2220, é um bibelot em louça, que representa um homem de idade, com um chapéu e fato a rigor, sentado numa cadeira.

Esta imagem do observatório Gemini vem enriquecer um catálogo de fotos com que o super telescópio Webb nos tem brindado e que juntam a descoberta de fenómenos astronómicos ao extraordinário detalhe e beleza.

Veja algumas das imagens partilhadas pelo James Webb que assinalou na semana passada um ano de "funções".

Clique nas imagens para ver com mais detalhe