As imagens foram hoje partilhadas pelo serviço de satélites europeu, integrado no sistema de informação de incêndios (European Forest Fire Information System - EFFIS na sigla em inglês), e revelam o efeito da evolução da seca nas últimas semanas.

O alerta do EFFIS mostra a seca fora de época, considerada já extrema e com um risco muito elevado de incêndios no sul de Portugal, na Catalunha, Estremadura e Andaluzia em Espanha, mas também em Perpinhão, em França, e na Sardenha, em Itália.

Veja as imagens para mais detalhe

No site europeu de informação de incêndios podem ver-se as previsões para as próximas semanas em termos de evolução de temperatura, e alertas de risco de fogo. Há ainda dados e imagens da situação atual com dados atualizados para a Europa e o Mediterrâneo.

Há também um site onde é possível acompanhar a situação global de risco de incêndios, o GWIS, alimentado com informação europeia e imagens dos satélites Copernicus, mas também da NASA.

A Liga para a Proteção da Natureza já considerou que a situação de seca que Portugal vive será “o novo normal”, devido às alterações climáticas e a erros praticados na agricultura, setor que consome 75% da água.

A QUERCUS defende que a “seca severa” que assola o país “em níveis sem precedentes” obriga a respostas aos problemas de fundo e a um trabalho de articulação e envolvimento de todos os setores, entidades competentes e a sociedade civil. A associação lembra que mais de um mês após o término da consulta pública ao estudo “Regadio 20/30 – Levantamento do Potencial de Desenvolvimento do Regadio de Iniciativa Pública no Horizonte de uma Década”, e ultrapassado o prazo legal para a sua divulgação, os pareceres e contributos recolhidos continuam por publicar.