A iniciativa europeia para as comunicações quânticas será apresentada hoje, durante o Workshop Quantum Computing "Are You Ready?", no último dia do encontro Ciência 2019. O evento vai decorrer pelas 14h00, no Centro de Congressos de Lisboa.

Esta iniciativa assenta no desenvolvimento de uma estratégia no campo da computação quântica que emerge em vários setores em Portugal, como o financeiro, o farmacêutico, o da indústria, o da energia ou o da mobilidade.

No início do workshop, o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, assina a Declaração do Quantum (Cooperation Framework on Quantum Communication Infrastructure) na presença da Representante da Comissão Europeia em Portugal, Sofia Colares Alves.

Manuel Heitor refere que, com esta Declaração, “estamos a participar ativamente na construção do futuro através do reforço de parcerias europeias inovadoras que exploram as fronteiras do conhecimento para facilitar novos meios de comunicação e explorar novos horizontes para a realização do projeto europeu “.

A Declaração vai traduzir-se na cooperação entre os signatários para trabalhar em conjunto e disponibilizar, em toda a União Europeia (UE), uma infra-estrutura de comunicação integrada, segura e quântica, que reforce as capacidades científicas e tecnológicas da Europa em cibersegurança, tecnologias quânticas e competitividade industrial e autonomia estratégica.

Na atual lista de signatários Portugal junta-se a outros países membros da União Europeia, como Bélgica, Alemanha, Itália, Luxemburgo, Malta, Holanda e Espanha.

No contexto do próximo quadro financeiro plurianual da UE, um conjunto de programas terão como objetivo aprofundar e reforçar as capacidades da Europa em tecnologias digitais avançadas – onde se incluem as das infraestruturas de cibersegurança, dados quânticos e dados inteligentes, para fornecer dados, informações e serviços relacionados com o espaço e a segurança da UE e dos Estados-Membros. Entre eles encontram-se o programa Horizonte Europa, o programa Europa Digital e o Programa Espacial Europeu.

A Declaração assenta nos avanços tecnológicos feitos pelos programas espaciais da UE e pela Agência Espacial Europeia (ESA) para aumentar significativamente as capacidades da Europa em comunicações óticas e cibersegurança. Um dos objetivos é o de utilizar tecnologias de satélite para distribuir serviços de Quantum Key Distribution (uma tecnologia que usa os princípios da mecânica quântica para executar tarefas criptográficas), que não são alcançáveis apenas por soluções terrestres.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.