Os modelos de linguagem de grande escala (LLMs na sigla em inglês) também podem ter potencial na área da saúde, defendem os investigadores da Google DeepMind que, recentemente, apresentaram uma proposta para um modelo chamado AMIE (Articulate Medical Intelligence Explorer).

De acordo com os investigadores, que publicaram as suas conclusões num novo artigo científico, o AMIE será capaz de receber informação sobre os pacientes e de apresentar um diagnóstico, com explicações acerca das suas condições. O objetivo é servir como um assistente aos profissionais de saúde durante as consultas.

Como explicam os especialistas numa publicação no blog oficial da área de investigação da Google, a comunicação entre profissionais de saúde e pacientes é fundamental não só para diagnósticos eficazes, mas também para uma melhor gestão, empatia e confiança.

O AMIE foi treinado e avaliado em várias dimensões que refletem consultas clínicas reais, tanto da perspetiva dos profissionais de saúde como dos pacientes, afirmam os investigadores.

Em declarações ao website IEEE Spectrum, Vivek Natarajan um dos principais investigadores do projeto, indica que o AMIE não foi concebido para substituir os profissionais de saúde, mas os sistemas de IA como este podem desempenhar um papel importante.

O investigador defende que podem existir situações em que as pessoas beneficiem da interação com sistemas à semelhança do AMIE, como compreender de uma melhor forma os seus sintomas e condições. No futuro, a equipa de investigadores ambiciona expandir as capacidades do modelo, tornando-o multimodal, além de o preparar melhor para o mundo real.