O lançamento no Centro Espacial Imam Khomeini, na província de Semnan, envolveu um foguete Simorgh (Fenix) com carga de um satélite de 32 quilos e dois de menor dimensão, com menos de 10 quilos, que vão ser colocados numa órbita mínima de 450 quilómetros de altura, segundo escreve a agência Europa Press.
De acordo com a agência de notícias semi-oficial iraniana Tasnim, todos são satélites de comunicações destinados a testar comunicações de banda estreita e tecnologia de geolocalização.
A agência especifica que o satélite principal, Mahda, também cumpre a dupla função de testar a capacidade do foguete Phoenix de transportar múltiplas cargas para o espaço.
O lançamento ocorre depois de o Irão ter colocado em órbita o seu satélite Soraya, uma ação criticada pelos países ocidentais, que entenderam que esta tecnologia de alta altitude poderia ser usada para o desenvolvimento de sistemas de mísseis balísticos de longo alcance.
O Irão, em resposta, garantiu que o objetivo destes lançamentos é exclusivamente pacífico e simplesmente faz parte do seu programa de investigação espacial.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Proteja a galáxia dos invasores com o Space shooter: Galaxy attack -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários