O lançamento já tinha sido adiado mas o robot lunar da missão janponesa HAKUTO-R Mission 1 partiu ontem da base da Space Force Station, no Cabo Canaveral, na Flórida, a bordo do Falcon 9 da SpaceX. Depois de um lançamento com sucesso a ispace deu conta de que tinha estabelecido a comunicação com o lander, que está a caminho da Lua.

Esta assume-se como a primeira missão espacial privada com destino à Lua e faz parte do programa de exploração lunar HAKUTO-R da japonesa ispace. A missão envolve o lançamento de um lander lunar, que transporta no seu interior dois rovers, um desenvolvido pelo Centro Espacial Mohammed bin Rashid dos Emirados Árabes Unidos e outro da Agência Espacial Japonesa.

A bordo do Falcon 9 que transportará o lander da ispace segue também um pequeno satélite da NASA, o Lunar Flashlight. 

Clique nas imagens para mais detalhes sobre a missão

Ao todo, espera-se que a Mission 1 tenha uma duração de três a cinco meses, cumprindo um conjunto de 10 metas importantes ao longo deste período. Para a ispace, a missão é o uma forma de testar a sua tecnologia e de validar o design e potencial do lander.

A sonda da ispace tem como destino a cratera lunar Atlas, na secção nordeste do lado da Lua mais próximo da Terra, que tem mais de 87 quilómetros de diâmetro e uma profundidade de dois quilómetros.

Veja o vídeo

A Mission 1 vai ser acompanhada pela equipa do programa HAKUTO-R, que será responsável por monitorizar, entre outros parâmetros, a altitude do lander, por enviar comandos e por receber imagens e dados recolhidos ao longo da viagem. A ispace vai também colaborar com a Agência Espacial Europeia, que terá como missão assegurar a comunicação entre o lander e as equipas terrestres.

Os resultados obtidos durante a Mission 1 do programa serão depois avaliados e as conclusões incorporadas nas duas missões seguintes, cujo arranque está previsto até 2025. De acordo com a ispace a Mission 2 e 3 vão também contribuibuir para o programa Artemis da NASA.

Com a missão segue também a sonda Rashid dos Emirados Árabes Unidos (EAU) que querem aprofundar a exploração da Lua depois de terem já colocado um satélite na sua órbita. A sonda pesa 10 quilos e vai operar na superfície lunar por cerca de 10 dias.

Segundo a informação partilhada, o lander da ispace transporta ainda uma bateria em estado sólido de uma empresa japonesa de velas de ignição, um computador de bordo com inteligência artificial de uma empresa canadiana, para identificar características geológicas observadas pela sonda dos EAU, e câmaras de 360 graus de uma empresa de Toronto.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.