O pequeno helicóptero Inegenuity continua a fazer história em Marte, ao completar o seu terceiro voo com sucesso, e como planeado pela NASA. Este domingo o aparelho fez um voo com a mesma altitude de cinco metros que o segundo teste, mas desta vez deslocou-se a uma distância de 50 metros. Também se moveu mais rapidamente, chegando aos dois metros por segundo.

Os dados recolhidos do Ingenuity vão ser analisados pela equipa da NASA, de forma a planear os próximos voos do helicóptero, lembrando que estes estão planeados ao longo de um mês, desde o início da sua missão. Estes testes estão ainda a validade a possibilidade de deslocações pelo ar em Marte, através do uso de rotores.

“O voo de hoje realizou-se como planeámos, e mesmo assim foi espetacular”, destaca um dos investigadores e responsáveis pelo programa Ingenuity, acrescentando que que o teste demonstrou capacidades críticas que vai permitir introduzir uma dimensão aérea nas missões futuras a Marte.

Helicóptero Ingenuity da NASA completa o segundo voo de teste com sucesso em Marte
Helicóptero Ingenuity da NASA completa o segundo voo de teste com sucesso em Marte
Ver artigo

A NASA explica que a câmara Mastcam-Z que está equipada no rover Perseverance captou o vídeo do helicóptero. De recordar que o rover serve como intermediário entre as comunicações da base na Terra e o pequeno helicóptero. As imagens completas só vão chegar nos próximos dias, revelando com mais detalhe o voo que durou cerca de 80 segundos.

ingenuity voo 3
Imagem captada do terceiro voo do Ingenuity.

A equipa diz que continua a puxar pelos limites do helicóptero, adicionando instruções para captar as suas próprias fotografias, incluindo a sua câmara a cores estreada no segundo voo. A NASA explica que quanto mais distância percorrida pelo aparelho, mais fotos são captadas, mas se este voar demasiado rápido, o seu algoritmo de voo não consegue acompanhar as funcionalidades da superfície. O pó pode escurecer as imagens e interferir com a performance da câmara.

A NASA prepara-se agora para o quarto voo, previsto para os próximos dias, sem ter adiantado quais os novos objetivos.

Veja na galeria algumas fotografias da preparação do Ingenuity antes de voar para Marte: