Quando pousou na superfície de Marte, há pouco mais de dois anos, como acompanhante do rover Perseverance, Ingenuity tinha como desígnio executar apenas cinco voos, que provassem tal possibilidade pelos ares do planeta vermelho. Entretanto chegou aos 50 voos, ao mesmo tempo que bateu um novo recorde de altitude: 18 metros.

No voo anterior, o 49º, o pequeno helicóptero da NASA tinha batido dois recordes, igualmente de altitude, ao alcançar os 16 metros, e ao atingir uma velocidade de 6,5 metros por segundo.

Somando os 50 voos já realizados, o Ingenuity já percorreu 11,5km (11.546 metros), num total de tempo próximo dos 89,2 minutos (5.350 segundos), revela a NASA na página online onde publica todos os dados do helicóptero.

A agência espacial norte-americana destaca o sucesso geral do projeto num novo vídeo

O Ingenuity continua a demonstrar a sua capacidade de resiliência às condições adversas do planeta, sendo um companheiro e os olhos do céu do rover Perseverance, servindo de guia para encontrar os melhores caminhos para a exploração da superfície do planeta. A missão da NASA comemorou, em fevereiro último, dois anos de exploração do Planeta Vermelho em busca de sinais de vida ancestral.

Recorde as primeiras imagens do Perseverance

Neste período, as “histórias para contar” pelos dois protagonistas já são muitas, a começar pelo momento que ficou conhecido como os “sete minutos de terror”.

Veja o vídeo