Eric Horvitz é o primeiro Chief Scientific Officer da Microsoft. Horvitz vai assumir o papel em breve. A posição foi criada no âmbito de um projeto de reestruturação da empresa, que está em curso para responder à saída de um executivo-chave no passado mês de fevereiro.

O primeiro CSO da Microsoft era, até à data, um dos diretores do Microsoft Research Labs. Horvitz trabalha na gigante tecnológica desde 1993 e, durante 16 anos, foi um dos principais investigadores da empresa.

tek Eric Horvitz
Eric Horvitz, o primeiro CSO da Microsoft, no início da sua carreira.

A Microsoft afirma que Horvitz vai "liderar a empresa nas matérias científicas" e em todas os projetos que articulem "tecnologia, pessoas e sociedade". A equipa que ficará às suas ordens vai ser responsável por aconselhar a companhia no capítulo de potenciais investimentos em ciência e tecnologia, bem como por organizar as suas prioridades científicas.

No LinkedIn, o CSO escreveu que os departamentos de investigação científica da empresa vão focar-se mais em biologia, informática médica, física, sustentabilidade, economia e ciências comportamentais. Em adição, será dada particular atenção à inteligência artificial, aos seus princípios, aplicações e futuras potencialidades.

Apesar de a Microsoft não ser a primeira empresa do mundo a nomear um CSO, não é comum vermos tecnológicas com esta posição nos quadros. A indicação de Eric Horvitz dá robustez às ambições científicas da gigante norte-americana, que há já vários anos que tem vindo a fazer investimentos substanciais no estudo da realidade aumentada, do som e de muitos outros domínios.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.