
Os astronautas da NASA Suni Williams e Butch Wilmore devem realizar no final do mês a sua segunda caminhada espacial do ano, para efetuar manutenção na Estação Espacial Internacional (ISS), remover equipamento de comunicação e procurar possíveis micróbios.
A primeira caminhada em 2025 ocorreu na passada quinta-feira, e a próxima, que estava agendada para quinta-feira, foi adiada uma semana, para 30 de janeiro, noticiou a agência Efe.
Embora a NASA não tenha esclarecido o motivo do adiamento, referiu no seu site que a segunda caminhada espacial será liderada por Williams, o comandante da estação, e pelo engenheiro de voo Butch Wilmore.
Esta semana, a dupla reviu os procedimentos que vai utilizar para remover e armazenar peças de radiofrequência e limpar as superfícies exteriores da estação para testar se os micróbios podem viver fora do posto avançado orbital, detalhou a agência espacial norte-americana.
Durante a primeira caminhada espacial deste ano, em 16 de janeiro, Williams e o astronauta Nick Hague passaram mais de seis horas a apoiar a montagem, manutenção e atualizações do laboratório orbital.
Ambos concluíram os seus objetivos principais, que incluíam remover e substituir um conjunto de giroscópio de velocidade e instalar remendos para cobrir as áreas danificadas dos filtros de luz no telescópio de raios X Neutron Star Interior Composition Explorer (NICER).
Também substituíram um dispositivo refletor num dos adaptadores de acoplamento internacionais. A dupla também reviu as áreas de acesso e as ferramentas de fixação que os astronautas utilizarão para a manutenção futura do Espetrómetro Magnético Alfa.
Foi a quarta saída de Hague, a oitava de Williams e a 273.ª missão de manutenção da NASA.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Pokémon Legends Z-A chega no final do ano. Mas há mais novidades dos monstrinhos a chegar -
App do dia
Nova app Shar quer “mudar o jogo” do aluguer de artigos em nome do consumo sustentável -
Site do dia
Genaimo transforma texto em animações 3D de forma simples -
How to TEK
Aumente a privacidade e “tape os ouvidos” ao seu smartphone
Comentários