O helicóptero Ingenuity e o rover Perseverance chegaram a Marte em fevereiro de 2021 e desde então têm ajudado a NASA a conhecer melhor a superfície do planeta vermelho. O helicóptero fez história em abril desse ano, realizando o primeiro voo pelo céu marciano e desde então não parou. O mini helicóptero tem surpreendido pela sua resiliência às condições adversas do planeta, recordando que a NASA apenas tinha planeado cerca de seis voos a realizar no seu primeiro mês.

Rover Perseverance comemora um ano em Marte com várias conquistas. Mini helicóptero Ingenuity também
Rover Perseverance comemora um ano em Marte com várias conquistas. Mini helicóptero Ingenuity também
Ver artigo

O certo é que quase um ano depois da estreia no céu de Marte, o Ingenuity já realizou 21 voos bem-sucedidos e para já, a NASA pretende continuar a fazer mais experiências. A agência espacial norte-americana traçou um plano para o seu segundo ano de operações e pretende expandir os voos pelo menos até setembro.

A NASA diz que nos próximos meses o Ingenuity vai continuar a suportar o rover Perseverance na exploração do rio delta na Cratera de Jezero. Mas nos seus voos, o helicóptero vai continuar a testar as suas próprias capacidades, a fim de oferecer dados que vão ser utilizados no design de futuros veículos aéreos para navegar em Marte. O 21º voo do Ingenuity foi o primeiro de três necessários para atravessar a porção noroeste de uma região conhecida como “Séítah”, preparando-se para alcançar o seu próximo local de exploração.

Veja na galeria imagens do Ingenuity:

“Há menos de um ano nem sabíamos se era possível controlar um veículo aéreo em Marte”, destacou Thomas Zurbuchen, administrador associado da NASA para as missões científicas. “Agora estamos a planear o envolvimento do Ingenuity na segunda campanha científica do Perseverance”. Acrescenta que esta transformação de “mindset” num período tão curto é fantástico, sendo considerado um dos mais históricos marcos na exploração do ar e do espaço.

O novo palco de operações do Ingenuity será bem diferente das primeiras áreas relativamente planas do planeta dos primeiros voos. A zona do rio tem uma elevação de cerca de 40 metros acima da cratera e está repleta de penhascos irregulares, pedras soltas e bolsas preenchidas com areia que podem dificultar o percurso do rover ou a aterragem do helicóptero. A NASA diz que o delta promete revelações geológicas, eventualmente provas que determinem a presença de vida microscópica no planeta há milhares de milhões de anos atrás.

O Ingenuity recebeu alguns upgrades de software que ajudaram a reduzir os erros de voo, não só durante o voo, como a aterrar com segurança. Outra atualização importante libertou o limite de altitude do helicóptero que era de 15 metros. Uma outra atualização vai permitir ao aparelho mudar as velocidades durante o voo. Futuramente, a NASA poderá adicionar a elevação do terreno aos filtros de navegação e melhorar a capacidade de evitar obstáculos durante as aterragens.

O próximo voo está previsto para o dia 19 de março e espera-se uma viagem complexa, de cerca de 350 metros de distância e inclui o contorno de uma colina. Depois desse voo a equipa vai determinar se serão necessários mais dois ou três voos para completar a exploração dessa região.