O Aerospace Safety Advisory Panel (ASAP) da NASA revelou que o incidente registado em dezembro de 2019 com cápsula espacial CST-100 Starliner da Boeing poderia ter assumido contornos desastrosos. O painel de responsáveis deu a conhecer que, além da anomalia no sistema de contagem decrescente que provocou o regresso mais cedo à Terra, um segundo erro de software poderia ter causado um “falhanço catastrófico”.

A revelação surge numa altura em que a Boeing e a NASA estão a analisar os dados da missão. Ao que indicam os responsáveis do ASAP, a segunda falha no software conseguiu ser resolvida enquanto o CST-100 Starliner ainda estava em órbita, avança a Reuters. O erro poderia ter feito com que os propulsores do veículo fossem ativados no processo de descida à Terra, provocando uma aterragem descontrolada.

O “táxi espacial” da Boeing, a qual espera poder transportar missões tripuladas em breve, foi lançado a 20 de dezembro do ano passado pelo foguetão Atlas V para testar a sua capacidade de acoplagem à Estação Espacial Internacional. No entanto, após a separação, os propulsores do CST-100 Starliner não foram ativados e o veículo não conseguiu atingir a altitude necessária para chegar à ISS.

Cápsula Starliner da Boeing regressa à Terra após falhar primeira missão espacial
Cápsula Starliner da Boeing regressa à Terra após falhar primeira missão espacial
Ver artigo

Os engenheiros a cargo do controlo da missão tentaram resolver a anomalia manualmente, enviando códigos para a sua correção. O erro fez com que o sistema da Starliner assumisse que já tinham sido realizadas as operações necessárias para se colocar na rota correta, provocando um consumo de combustível acima do previsto.

A NASA e a Boeing vão continuar a investigar as causas por trás das falhas no software do sistema do CST-100 Starliner. Não obstante, o ASAP deixou patente a sua preocupação com o rigor dos processos de verificação levados a cabo pela Boeing. A NASA terá também de decidir se a empresa poderá voltar a repetir os testes não tripulados antes de avançar para missões de transporte de astronautas para a ISS.

SpaceX conclui com sucesso testes da Crew Dragon. Certificação para transportar astronautas para breve
SpaceX conclui com sucesso testes da Crew Dragon. Certificação para transportar astronautas para breve
Ver artigo

Já a Crew Dragon da Space X parece estar a ter mais sucesso nos seus testes. Em janeiro deste ano, a empresa liderada por Elon Musk conseguiu concluir com êxito a prova necessária para conseguir a luz verde da NASA para iniciar as missões tripuladas para a ISS. Em questão estava o sistema de fuga dos astronautas em caso de um incidente.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.