A Maxeon Solar Technologies revelou um novo painel solar que promete revolucionar a indústria. O modelo destaca-se por ser ultrafino e ultraleve, está a ser produzido em Singapura e deverá chegar ao mercado europeu em breve.

Os Maxeon Air são mais finos do que um lápis de carvão e têm cerca de metade do peso (por metro quadrado) de um painel convencional. Na prática, isto significa que podem ser instalados em edifícios mais velhos, cujos telhados não foram projetados para suster o peso de um sistema fotovoltaico.

tek maxeon air

A importância deste modelo está na sua dimensão, uma vez que os edifícios são responsáveis por 28% das emissões globais de CO2, mas a maioria não está estruturalmente preparada para comportar um sistema de painéis solares que facilite a transição energética. Os painéis da Maxeon reintroduzem essa possibilidade porque não têm molduras metálicas de sustentação nem painéis de vidro pesado. O sistema de montagem, baseado em apliques adesivos, contribui para a redução de peso, uma vez que torna desnecessária a utilização de acessórios mais robustos.

Sistemas solares fotovoltaicos nos telhados? Portugal é dos países com maior potencial económico da UE
Sistemas solares fotovoltaicos nos telhados? Portugal é dos países com maior potencial económico da UE
Ver artigo

O peso médio destes painéis ronda os 6 quilos por metro quadrado, o que é menos de metade do peso médio dos sistemas convencionais. Só na Europa, a Maxeon estima que exista um mercado de quase 4 GW que pode beneficiar desta tecnologia.

Jeff Waters, CEO da empresa, acredita que "o impacto deste novo design nas cadeias de fornecimento e nos serviços de instalação vai ser profundo", uma vez que é possível "simplificar" o processo, graças à redução de "peso, volume e custos". "Estes painéis representam um pico de inovação na indústria da tecnologia fotovoltaica. Acreditamos que esta inovação tem um potencial transformador para a indústria e esperamos conseguir resultados robustos na Europa", remata.

Os painéis da Maxeon vão ser fabricados em Porcelette, França, e deverão estar disponíveis a partir do primeiro trimestre de 2022.