A Parker Solar Probe da NASA está a caminho de um novo sobrevoo de Vénus, após a execução de uma manobra recente que a ajudou a ajustar a trajetória. Desta forma, a sonda vai chegar muito mais perto da superfície do Sol.

Agendado para o próximo dia 21 de agosto, este será o sexto de sete sobrevoos planeados durante os quais a Parker Solar Probe usa a gravidade do planeta Vénus para reduzir a órbita em redor do astro-rei.

A sonda vai depois passar pelo Sol a uma distância de aproximadamente 7,2 milhões de quilómetros, enquanto viaja a cerca de 635.275 km/h, estabelecendo novos recordes nos dois casos. Em junho a nave tinha ficado a 8,3 milhões de quilómetros da superfície solar.

A “visita” está marcada para 27 de setembro de 2023.

Parker Solar Probe chegou mais perto do que nunca do Sol e o momento é "colossal" para a ciência
Parker Solar Probe chegou mais perto do que nunca do Sol e o momento é "colossal" para a ciência
Ver artigo

Lançada a 12 de agosto de 2018, a Parker Solar Probe quer revolucionar o conhecimento existente sobre o Sol, reunindo novos dados sobre a atividade do astro-rei e reforçando a capacidade de previsão de eventos climáticos espaciais que afetam a vida na Terra.

À medida que circula mais perto da superfície solar, a sonda tem feito descobertas impossíveis de detetar por outras naves, nomeadamente acerca do interior do vento solar - o fluxo de partículas do Sol que podem influenciar a Terra.

Em 2021 tornou-se no primeiro instrumento espacial a "tocar” o Sol. A sonda voou através da atmosfera superior do astro-rei, ou coroa, e recolheu amostras de partículas e dos campos magnéticos com êxito.

Clique nas imagens para mais detalhe

Em 2019, descobriu que estruturas magnéticas em ziguezague no vento solar, denominadas, em inglês, switchbacks, são abundantes próximo do astro-rei, mas faltava perceber como e onde se formam. Reduzindo pela metade a distância ao Sol desde então, a espaçonave já esteve perto o suficiente para identificar o local onde se originaram: a superfície solar.