Em meados de abril, a Blue Origin realizou o seu 15º voo de teste do New Shepard, o foguetão de transporte de astronautas para a órbita do planeta, e aquele que em breve vai ser utilizado para levar turistas ao espaço. O último teste não tripulado foi muito importante, porque demonstrou a capacidade de recuperação do módulo, para reutilização posterior, à semelhante do Falcon 9 da SpaceX. O certo é que a empresa de Jeff Bezos está a preparar-se para os primeiros ensaios tripulados.

E tal é a certeza do seu sucesso, que a Blue Origin não quer esperar mais para começar a vender bilhetes para viagens espaciais e hoje lançou um teasing onde promete todos os detalhes para o próximo dia 5 de maio. “It’s Time”, salienta a mensagem da empresa, convidando os interessados em registar-se no website oficial para saber como adquirir o primeiro lugar no New Shepard. O vídeo promocional salienta a excitação do próprio Jeff Bezos, a chegar ao local onde aterrou a cápsula de tripulantes no deserto projetada pelo NS-15 no último teste.

Recordando a última missão do New Shepard, este foi composto por diferentes fases, desde a simulação da tripulação a entrar na cabine antes do lançamento; o lançamento e aterragem do foguetão e recuperação da cápsula; seguindo-se outra simulação da tripulação a sair da cápsula no deserto. O teste dos cintos de segurança, as interações nas comunicações através do intercomunicador da cápsula, tudo foi testado com rigor. Por isso, tudo leva a crer que o próximo teste será mesmo tripulado.

A sua rival SpaceX, do magnata Elon Musk, está com alguma vantagem, pois já realizou dois testes bem-sucedidos tripulados, o segundo bem recentemente. Essa confiança levou mesmo a NASA a escolher a empresa para a missão Artemis para construir o lander lunar, que visa o regresso do Homem à Lua. A Blue Origin já contestou a decisão, considerando a escolha imprópria e arriscada, impedindo a concorrência entre as empresas.

Reveja o vídeo da missão NS-15:

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.