Dando seguimento ao concurso aberto em 2019 pela Fundação Portuguesa para a Ciência e Tecnologia (FCT), ao abrigo da Parceria Internacional UT Austin Portugal, 58 propostas candidataram-se às oito vagas de financiamento de projetos de apoio à investigação exploratória liderados por equipas do Sistema Científico e Tecnológico Nacional (SCTN) e a Universidade do Texas, em Austin (UT Austin).

Entre os projetos propostos, os objetivos da investigação exploratória passam por desenvolver novos nanomateriais para a produção de energia; a emissão de ondas TeraHertz, ou ainda que levem à criação de novas vacinas; reutilizar plataformas offshore desativadas para energia eólica offshore; planear automaticamente os tratamentos de doentes oncológicos com recurso à radioterapia com protões, providenciando, assim, respostas terapêuticas cada vez mais personalizadas; desenvolver aplicações e bases de dados de PM (Memória Persistente) e criar uma nova geração de sistemas de armazenamento para infraestruturas de Computação de Alto Desempenho.

Estes são os objetivos dos oito projetos exploratórios financiados, com duração de um ano. Cada projeto escolhido vai receber um valor fixo de quase 50 mil euros pela FCT, somando 390.370 euros. Já a UT Austin Portugal complementou os projetos com 730 mil euros

É ainda referido no comunicado que o financiamento atribuído é válido para os próximos três anos. Do total de 21,9M€, UT Austin contribui com 7,8M€. A participação nacional é cofinanciada por fundos europeus, designadamente através do Programa COMPETE 2020, o PO Norte, o PO Centro, o PO Lisboa, com uma contribuição adicional pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

Os projetos são de curta geração, “orientados por objetivos, e que abordam tópicos emergentes e transformadores de I&D, com vista a um elevado Nível de Prontidão Tecnológica, ou seja, no final estes projetos deverão ser capazes de demonstrar avanços tecnológicos palpáveis, contribuindo para o desenvolvimento de soluções científicas na resolução de problemas do mundo real”, refere o comunicado.