O primeiro prémio do EUCYS - EU Contest for Young Scientists, organizado pela Comissão Europeia, vem para Portugal. Afonso Nunes, Inês Cerqueira e Mário Onofre, alunos do Colégio Luso-Francês, subiram ao primeiro lugar do pódio com o projeto SPIDER-BACH2.

Coordenados pela professora Rita Rocha, os jovens cientistas foram escolhidos para representar Portugal em Bruxelas com a vitória no Concurso Nacional de Jovens Cientistas de 2023, organizado pela Fundação da Juventude, com um projeto inovador na área da engenharia (bioengenharia).

O SPIDER-BACH 2 assenta na proposta de produção simultânea de seda de teia de aranha recombinante com um péptido bioativo que demonstra ter propriedades regenerativas do tecido ósseo. O projeto identificou ainda a capacidade de produção de hidrogénio verde como subproduto do uso de uma bactéria marinha - capaz de realizar atividade metabólica em condições aeróbias e anaeróbias, explica a Fundação da Juventude em comunicado.

O produto final poderá ter aplicações na mitigação da osteoporose, ao possibilitar a produção in vitro de osteoblastos, células responsáveis pela síntese orgânica da matéria óssea.

Além dos 7.500 euros deste primeiro prémio, os alunos foram ainda distinguidos com o Prémio Especial XFEL, que garante o acesso a uma experiência de uma semana na European XFEL - European X-Ray Free-Electron Laser Facility, em Hamburgo.

tek vencedores EUCYS 2023
EUCYS 2023 créditos: Fundação da Juventude

Nesta 34.ª edição do EUCYS, organizado anualmente pela Comissão Europeia e cuja representação nacional é da responsabilidade da Fundação da Juventude, apresentaram-se a concurso 85 projetos em várias áreas do conhecimento. Durante estes dias, o The Square, em Bruxelas, recebeu mais de 130 jovens cientistas, com idades compreendidas entre os 14 e os 20 anos, provenientes de 36 países.

Além de SPIDER-BACH2, a Fundação da Juventude levou ainda o projeto SYRENITY, um estudo que tem como objetivo a produção de um creme rico em colagénio - proteína com propriedades estruturais e hidratantes - utilizando subprodutos resultantes da indústria pesqueira, como escamas e barbatanas de peixes, apresentado por Joana Monteiro, João Henriques e Margarida Leite, alunos do Colégio Valsassina, coordenados pelo professor João Gomes.

As delegações portuguesas enviadas ao EUCYS têm conseguido frequentemente distinções. Na edição de 2022, em Leiden, os estudantes madeirenses Joaquim Sousa Dória e José Tiago Fernandes Vieira venceram na categoria de bioeconomia, e em 2021, o prémio especial Joint Research Center foi arrecadado pelos alunos portuenses Klára Varga, Sara Couto e João Carvalho.

O Concurso Nacional de Jovens Cientistas é organizado pela Fundação da Juventude desde 1992. Destinado a jovens entre os 15 e os 20 anos, estudantes do ensino secundário e superior (no primeiro ano) e a jovens (a título individual ou em grupo, até três elementos) com projetos de investigação, desenvolvidos no âmbito escolar/universitário, o Concurso Nacional de Ciência distingue os melhores e mais promissores projetos apresentados.

Além dos prémios monetários, a Fundação da Juventude seleciona projetos para participar - com todas as despesas pagas - em algumas das principais feiras e concursos de ciência de todo o mundo – como é o caso do EUCYS, na Europa, a CASTIC, na China, ou ainda outras no Brasil, México ou EUA. Este projeto conta com o apoio da Ciência Viva, da Câmara Municipal do Porto e da Porto Editora.