A criação da Fundação PyTorch acaba de ser anunciada e a Meta sublinha que o objetivo é acelerar o progresso na investigação de Inteligência Artificial. O projeto PyTorch é uma das estruturas de investigação em Inteligência Artificial e foi criado em 2016 numa parceria entre a Meta e a comunidade de Inteligência Artificial (IA).

A plataforma conta com milhares de participantes que criaram mais de 150.000 projetos na estrutura da PyTorch e tornou-se uma das principais plataformas na investigação e produção para toda a comunidade.

A PyTorch passa agora a funcionar oficialmente como Fundação e vai fazer parte da Fundação Linux, uma organização sem fins lucrativos que tem como missão o o desenvolvimento colaborativo de software open-source.

"A criação da Fundação PyTorch garante que as decisões vão ser tomadas de forma transparente e aberta por um grupo diversificado de membros do conselho durante os próximos anos. O órgão de gestão vai ser composto por representantes da AMD, Amazon Web Services, Google Cloud, Meta, Microsoft Azure e Nvidia, com a intenção de se expandir ainda mais, ao longo do tempo", refere a Meta.

Segundo a Meta, a PyTorch foi criada a partir de uma filosofia de open-source, que coloca a comunidade em primeiro lugar, e que não vai sofrer alterações com a transição para a Fundação.

A dona do Facebook compromete-se a continuar a investir na PyTorch e a utilizar a fundação como a estrutura principal para a investigação e produção de IA. "A transição não significa que vão ser feitas alterações ao código, ao projeto principal ou aos modelos operacionais dos programadores da PyTorch", refere um post no blog da empresa.

Segundo a informação partilhada, o objetivo é que, no futuro, todos os que contribuíram para a PyTorch estrutura vão beneficiar de uma gestão robusta, de uma liderança diversificada e de investimentos adicionais fornecidos pelos novos parceiros da Fundação PyTorch.

"A Fundação vai empenhar-se para seguir quatro princípios: permanecer aberta, manter um branding neutro, permanecer justa e estabelecer uma identidade técnica forte. Uma das suas prioridades principais é manter uma separação clara entre o negócio e a gestão técnica da PyTorch", refere o mesmo documento.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.