A Inspiration4 juntou quatro civis numa missão ao espaço, a bordo de uma Crew Dragon da SpaceX ao longo de alguns dias. Estava assim dado o início à exploração do turismo espacial da empresa de Elon Musk. O mentor do projeto, o multimilionário Jared Isaacman, vai aproveitar essa experiência num novo projeto: o Programa Polaris. O objetivo é o mesmo que a primeira missão, chamar a atenção para as causas importantes na Terra através do mediatismo associado às viagens espaciais.

Na missão Inspiration4, as questões do cancro nas crianças e o apoio ao Hospital St Jude foram os principais objetivos, tal como Jared Isaacman partilhou em entrevista com o SAPO TEK. O novo programa, que também vai continuar a apoiar a causa do hospital pediátrico, adota o nome Polaris, uma constelação de três estrelas conhecidas como a Estrela Polar, “que tem vindo a guiar com a sua luz a história da humanidade a navegar pelo mundo à nossa volta e o céu por cima”, é referido na página do programa.

Veja na galeria imagens da tripulação da primeira viagem:

O projeto visa demonstrar as capacidades operacionais importantes que vão servir como blocos de construção para ajudar os humanos a explorar a Lua, Marte e além. Nesse sentido, o programa consiste em até três viagens espaciais que vão demonstrar novas tecnologias, conduzir investigações, e tem a ambição de culminar com o primeiro voo de teste da Starship da SpaceX com tripulantes humanos a bordo.

No website oficial é detalhada cada uma das três viagens. A primeira chama-se Polaris Dawn e está prevista para o quarto trimestre de 2022, esperando-se que a tripulação passe até cinco dias no espaço em órbita. Terá como objetivos atingir uma elevada altitude acima do cinto de radiação Van Allen. Mais importante, a cerca de 500 quilómetros de altitude, a tripulação vai tentar fazer um passeio fora da nave no espaço, usando os fatos especiais criados pela SpaceX. “Construir uma base na Lua e uma cidade em Marte vai requerer milhares de fatos espaciais”, é referido no comunicado. A equipa desta primeira missão já é conhecida.

Para as duas missões seguintes ainda não existem informações. Mas na segunda é explicado que o objetivo será continuar a puxar pelos limites, testar as comunicações no espaço e realizar investigações científicas. A terceira missão será igualmente interessante, uma vez que será a estreia da missão tripulada da Starship, a nave espacial que a SpaceX está a construir para viajar à Lua e Marte.

Recorde na galeria as imagens da missão civil Inspiration4:

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.