O desenvolvimento do telescópio Nancy Grace Roman tem vindo a avançar e, ao que tudo indica, poderá seguir rumo ao Espaço já em 2026, bem antes da data prevista em maio de 2027. No entanto, a proposta de orçamento da Administração Trump para a NASA pode colocar a missão, com um valor estimado de 3,5 mil milhões de dólares, em risco.

O orçamento, que ainda precisa de receber a aprovação do Congresso dos Estados Unidos, quer cancelar o lançamento do telescópio Nancy Grace Roman. Mas esta não é a única “vítima”.

A proposta inclui, por exemplo, um corte de quase 50% no financiamento para projetos na área de heliofísica, reduzindo-o para 455 milhões de dólares. Estão também previstos cortes de mais de 50% no financiamento de projetos na área das ciências planetárias, para mil milhões de dólares, e ainda cortes de 30% na exploração do sistema solar, para 1,9 mil milhões de dólares.

Este último corte prevê o cancelamento da missão DAVINCI (Deep Atmosphere Venus Investigation of Noble gases, Chemistry, and Imaging), concebida para explorar Vénus, e até da missão que quer trazer para a Terra as amostras recolhidas pelo rover Perseverance em Marte.

Caso a proposta seja aprovada, a divisão de astrofísica da NASA veria também o seu orçamento reduzido a 487 milhões de dólares, não recebendo qualquer financiamento adicional para telescópios além do James Webb e do Hubble. 

Note-se que esta não é a primeira vez que a Administração Trump tenta cancelar o projeto do telescópio Nancy Grace Roman. Como avança o website Scientific American, que teve acesso à proposta de orçamento, esta é a quarta tentativa de cancelamento. No passado, todas as outras tentativas foram impedidas pelo Congresso dos Estados Unidos.

Veja mais sobre o telescópio Nancy Grace Roman no vídeo partilhado pela NASA