Citado em comunicado, Rui Pinto, Diretor Clínico do Hospital Santa Maria no Porto afirma que “a adoção deste dispositivo é crucial para melhorar a nossa prática na área das cirurgias de substituição das articulações da anca e do joelho”.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, os casos de osteoartrite, uma condição que pode afetar qualquer articulação móvel do corpo, vão aumentar com o crescente envelhecimento da população e o aumento das taxas de obesidade e lesões.

Em 2019 cerca de 528 milhões de pessoas viviam com este problema um pouco por todo o mundo, sendo o joelho a articulação mais frequentemente afetada, logo seguida da anca, indicam dados citados em comunicado. Espera-se também que aumente cada vez mais a necessidade de realizar artroplastias, isto é, intervenções cirúrgicas que visam a substituição das articulações afetadas.

Clique nas imagens para ver com mais detalhe 

Ao contrário dos sistemas com braços robóticos que já existem para substituição de articulações, o MAKO recorre a marcadores do paciente e a algoritmos que reproduzem o modelo de articulação. O robot utiliza a TAC do paciente para reproduzir o modelo 3D da sua articulação.

Através da tecnologia Accustop assegura que o braço robótico não ultrapassa as margens de ação definidas pelo cirurgião, protegendo as estruturas fundamentais da articulação e evitando exposições de estruturas desnecessárias.

Cirurgias com robot no Hospital de Santo António ajudam a reduzir infeções e complicações
Cirurgias com robot no Hospital de Santo António ajudam a reduzir infeções e complicações
Ver artigo

Para os serviços de saúde, o recurso ao MAKO pode traduzir-se numa redução significativa de recurso a opiáceos e outros analgésicos, de custos de esterilização, custos de internamento, uma redução de futuras revisões, de custos da duração da fisioterapia, entre outros.

Para os pacientes, tal traduz-se numa recuperação da mobilidade e autonomia mais rápida e eficiente,  uma diminuição da dor no pós-operatório imediato, menos tempo de internamento e mais segurança.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.