Até meados de março, a SpaceX quer começar o seu próximo grande teste ao foguetão da nave Starship, o veículo que um dia pretende chegar a Marte. O objetivo é testar os motores Raptor do foguetão a uma altitude mais elevada que o habitual, e depois conseguir aterrá-lo em solo firme, para provar que este consegue ser reutilizado quando aterra em outros planetas.

Para tal submeteu os respetivos documentos de requisição de autorização à reguladora americana, a Federal Communications Commission (FCC), responsável pela pasta das empresas que querem lançar veículos ao espaço, mas também a alocação das frequências de comunicação em rádio durante os voos. No documento, como denota o The Verge, a empresa de Elon Musk pede autorização para comunicar com o foguetão da Starship, quando este estiver a uma altitude de 20 quilómetros de altura.

O objetivo é lançar o modelo de teste da Starship a partir das suas instalações de Boca Chica, no Texas, recuperando-o nas imediações, garantindo o seu regresso intacto graças aos motores Raptor. Todos os dados obtidos do teste serão depois partilhados com a NASA e a Força Aérea para análise.

Elon Musk tem vindo a afirmar que a Starship consegue transportar mais de 100 toneladas métricas de carga, ou então transportar 100 passageiros de uma vez. Recentemente a SpaceX mostrou o novo protótipo da Starship, referindo que os testes estariam por meses. Em outubro, as instalações da SpaceX receberam uma visita de Jim Bridenstine, administrador da NASA e Elon Musk colocou-o a par do progresso, confirmando que a Crew Dragon estava prestes a começar as operações de transporte de astronautas, a partir de solo americano no início de 2020.

A Crew Dragon realizou com sucesso o teste, obtendo dessa forma a certificação da NASA para o início de testes pilotados. O próximo passo é fazer um teste tripulado, com a Demo-2, que está previsto para o primeiro trimestre de 2020. A bordo da Crew Dragon seguem os astronautas da NASA, Bob Behnken e Doug Hurley, que serão os pilotos de teste da cápsula. Ainda não há uma data específica para este teste específico.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.