A SpaceX planeia lançar 52 missões espaciais em 2022. A notícia foi dada por um painel de especialistas em segurança da NASA. Se conseguir cumprir com a meta estabelecida, este será o ano mais profícuo em lançamentos que a empresa já registou até à data: a fasquia está nos 31 lançamentos num ano civil.

"A NASA e a SpaceX vão ter de ter cuidado para não se tornarem vítimas do seu próprio sucesso", avisou Sandy Magnus, antigo astronauta e atual membro do Aerospace Safety Advisory Panel (ASAP), responsável por orientar a agência espacial na manutenção da segurança das suas principais iniciativas. Para Magnus, a frequência a que a SpaceX se propõe a lançar aeronaves é "incrível".

A SpaceX é uma das principais parceiras da NASA, principalmente no departamento dos voos tripulados. A empresa é responsável por transportar astronautas e carga, de e para a Estação Espacial Internacional. Para o efeito, a gigante norte-americana recorre a aeronaves Crew Dragon. Em paralelo, a empresa está também a desenvolver um foguete de nova geração, chamado Starship, que deverá ser o meio de transporte do programa Artemis, cujo objetivo é levar humanos à Lua.

Destroço de um Falcon 9 da SpaceX vai colidir com a Lua no início de março
Destroço de um Falcon 9 da SpaceX vai colidir com a Lua no início de março
Ver artigo

Importa sublinhar que a SpaceX tem outros clientes para além da NASA, nomeadamente o Departamento de Defesa dos EUA, bem como empresas, nacionais e internacionais, para as quais faz o lançamento de satélites privados. Apesar disso, boa parte das 52 missões previstas serão para proveito da própria SpaceX. A empresa está a construir uma constelação de satélites, chamada Starlink, que irá potenciar o serviço de fornecimento de internet para todo o planeta.

A agenda de lançamentos está sujeita a alterações, pelo que não existe garantia de que a SpaceX consiga, de facto, cumprir com a meta dos 52 lançamentos. Note que, em 2021, a empresa esperava alcançar 48 lançamentos, mas acabou por se ficar pelos 31. Este ano, já foram concluídas três missões.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.