Equipado a rigor com ferramentas e diversos programas de entretenimento, o autocarro Spatiobus foi concebido para levar às escolas do ensino básico e secundário projetos educativos lúdicos. O projeto nasceu em França, pela CNES e tem como objetivo permitir aos jovens, mas também ao público geral, descobrir mais sobre o espaço, assim como as suas aplicações práticas do nosso quotidiano.

A CNES promove diversos workshops e projetos educativos lúdicos, aliando o entretenimento com a formação para cativar a atenção do seu público. O Spatiobus visita diversas cidades francesas, mas também já começou a levar o conhecimento a outros locais da Europa, como o Luxemburgo, Mónaco. Portugal será a próxima paragem deste autocarro espacial.

Veja na galeria imagens do autocarro:

Em parceria com a Portugal Space e Ciência Viva, o autocarro Spatiobus vai sair de Toulouse no próximo sábado, dia 5 e vai chegar a Portugal na segunda-feira. A primeira cidade será Bragança e vai permanecer em Portugal durante três semanas, visitando diversos pontos do país.

O autocarro vai permanecer em Bragança nos dias 7 e 8 de março; seguindo-se Viseu (Moimenta da Beira) de 9 a 11 de março; Ponte de Sor nos dias 13 e 14; o Centro Ciência Viva em Constância entre 14 e 15; Estremoz entre 15 a 18; Centro Ciência Viva do Lousal entre 19 e 20; e por fim, Tavira entre os dias 21 a 22 de março, nas datas marcadas no calendário.

O Spatiobus chega a Portugal numa parceria entre as entidades no âmbito da Temporada Cruzada, referida como uma ponte cultura recíproca que liga Portugal e França com iniciativas previstas até outubro.