A última atualização da SpaceX sobre a sua nave espacial Starship, aquela que pretende transportar humanos à Lua e a Marte foi no fim de 2021, quando adiou os testes de voos orbitais para março de 2022. Elon Musk fez uma nova apresentação da nave espacial, traçando um plano de custos, disponibilidade do seu foguetão para múltiplos voos diários e ainda partilhou um vídeo com a visão da empresa para a Starship.

Elon Musk afirma que cada voo da Starship poderia custar menos de 10 milhões de dólares. O seu sistema é composto pela nave espacial que é transportada para o espaço a bordo do foguetão Super Heavy. A estratégia da SpaceX é reutilizar o Super Heavy, tal como faz com os Falcon 9, tornando-os disponíveis o mais rapidamente possível. A ideia é lançar uma Starship ao espaço, regressar ao planeta e acoplar na sua torre de lançamento. A torre terá braços que “abraçam” o foguetão, começando de imediato os trabalhos de manutenção para o próximo voo. Elon Musk diz que a nave precisa de pelo menos uma orbita, por vezes três, até regressar. Cada orbita são nove minutos.

Na previsão da empresa, Elon Musk disse que o Super Heavy vai fazer voos de seis minutos no total, sendo que dois serão gastos a subir ao céu e os outros quatros de regresso à base. No total, serão depois necessários seis a oito horas para preparar a nave para o próximo voo. Isso significa que poderão ser feitos três voos por dia com a mesma nave. Já os boosters ficam prontos a reutilizar a cada hora, demorando apenas meia hora a reabastecer. Elon Musk diz que a chave para a humanidade sair do planeta para explorar Marte é reutilizar rapidamente os sistemas. “Fazer a ficção científica cada vez menos ficção”, foram algumas das palavras do magnata, apontando ainda que o orçamento dos Estados Unidos de investimento no espaço era de 0,36%. "Não peço que se gaste todo o orçamento no espaço, mas talvez 1%?", completou.

Em termos cooperativos, Elon Musk disse que o foguetão Super Heavy tem mais do dobro de potência de um Saturn V, o maior que alguma vez foi lançado ao espaço. Atualmente é composto por 29 motores raptor, mas poderá ser atualizado para 33. A empresa está neste momento a desenvolver a segunda geração do Raptor, com um design diferente, destacando-se por custar cerca de metade do valor a construir, requerendo menos peças. A sua capacidade de produção está nos cinco a seis por semana, atualmente, mas em breve poderá chegar a sete.

Veja algumas imagens de um dos testes da Starship:

No total, Elon Musk disse que um voo da Starship poderia custar menos de 10 milhões de dólares, com previsão daqui a dois a três anos. Comparativamente ao Falcon 9, cada lançamento custa cerca de 60 milhões de dólares. No entanto, considerando que a empresa ainda não conseguiu o aval do regulador FAA, esperando provavelmente respostas em março. Na altura espera ter um protótipo pronto para teste de voo orbital.