A SpaceX começa a colocar as peças juntas para o seu primeiro teste orbital, previsto para os próximos meses, se tudo correr bem. Os engenheiros da empresa de Elon Musk têm estado ocupados nos últimos dias a montar o “puzzle” do foguetão Super Heavy e já instalaram 29 dos 32 motores Raptor que vão impulsionar o gigante para o espaço. O Super Heavy, conhecido agora como Booster 4, faz parte do plano geral da nave Starhip, que um dia vai levar o Homem a Marte.
Elon Musk não escondeu o entusiasmo e tem partilhado na sua conta do Twitter imagens do processo de montagem dos motores na base espacial Starbase, localizada em Boca Chica, no sul do Texas. No dia 3 de agosto o gigantesco Booster 4 de 70 metros foi transportado das instalações onde foi construído para o local de lançamento, que ainda ficam a uma distância de alguns quilómetros.
Veja na galeria as fotografias do Booster 4 a ser construído:
O plano da empresa é começar em breve os testes de pressurização e dos seus motores a trabalhar em conjunto. Se estes testes forem bem-sucedidos, a SpaceX poderá começar a pensar no primeiro voo orbital do Booster 4, já nos próximos meses, avança a Space.com.
É explicado que este Super Heavy é o primeiro de dois estágios da Starship. A nave espacial vai ser usada para transportar astronautas e carga para a Lua, numa primeira fase, e depois vai começar a campanha de viagem a Marte e até outros destinos.
No dia 19 de junho, a empresa conseguiu testar com sucesso o mais recente protótipo do booster Super Heavy nas suas instalações em Boca Chica, no Texas. Este foi o primeiro teste ao booster, com o protótipo Booster 3, composto apenas por três motores Raptor. Parece pouco, comparado com Booster 4 que está a ser montado com 32 motores Raptor.
Recorde-se que, em maio deste ano, a empresa submeteu à Federal Communications Commission (FCC) um pedido para poder realizar um ambicioso teste. O objetivo é fazer um voo orbital com um dos protótipos da Starship (SN20). O booster Super Heavy vai impulsionar a nave e fazer um mergulho a cerca de 32 quilómetros, no Golfo do México, mas a SN20 vai manter-se em órbita, dar uma volta à Terra e aterrar no Oceano Pacífico, perto da ilha do Havai chamada Kauai. Tudo isto em 90 minutos após ter levantado voo.
Em abril, a NASA escolheu a SpaceX para construir o lander lunar como parte do Projeto Artemis, que visa o regresso do Homem à Lua, num contrato que rendeu à empresa de Elon Musk 2,9 mil milhões de dólares. A escolha da SpaceX deixou de lado a Dynetics e a Blue Origin que também concorriam com as suas propostas para a missão. A escolha da rival SpaceX não agradou a Jeff Bezos, que contestou a decisão, pedindo uma reavaliação.
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