O transporte de cargas para o espaço é feito por um conjunto de empresas, onde se destacam a SpaceX e a Northrop Grumman, mas novos players continuam a surgir num mercado cada vez mais concorrido. A Astra acaba de anunciar que chegou à órbita pela primeira vez com o seu foguetão, demonstrando estar pronta para iniciar os serviços de carga. O objetivo é tornar mais acessível o transporte de cargas ao espaço, oferecendo uma alternativa mais económica às pequenas empresas de lançarem os seus próprios satélites.

O lançamento ocorreu na última sexta-feira, dia 19 de novembro, a partir da sua base em Kodiak, no Alasca. A missão LV00007 deu continuidade à última tentativa feita em agosto, sem sucesso, de colocar o foguetão em órbita, reportou o TechCrunch. A empresa já tinha colocado um foguetão de teste com sucesso no espaço, há cerca de um ano, tendo ficado muito próximo de atingir a órbita terrestre.

A empresa diz no seu website que está a receber contratos de serviços de lançamento de cargas até 500 quilos, num alcance até 500 quilómetros de altitude da órbita terrestre. A Astra pretende preencher um nicho na indústria, ao oferecer soluções de transporte de pequenas cargas, a preços acessíveis para mais empresas, que estavam dependentes de conseguir “um espacinho” entre os grandes transportes da SpaceX.

Veja na galeria imagens do foguetão Astra:

A Astra tem vindo a trabalhar no seu negócio espacial nos últimos cinco anos, sendo considerada uma das empresas privadas a chegar ao espaço mais rapidamente. No total, já conta com 50 contratos de lançamentos, prevendo começar em breve os seus serviços de carga. Como missão, diz querer “melhorar a vida na Terra a partir do espaço”, ao permitir colocar em órbita pequenos satélites que ajudem a evoluir áreas como a agricultura e a indústria da florestação.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.