A sonda Juice continua no topo do foguetão Ariane 5, em Kourou, na Guiana Francesa, “pronta para largar” até Júpiter, o que deverá acontecer hoje, dia 14 de abril, às 13h14 de Portugal Continental, depois do adiamento de ontem.

O lançamento daquela que é a missão mais cara de sempre da ESA esteve inicialmente marcado para esta quinta-feira, mas acabou suspenso já nos últimos 10 minutos do countdown, por não estarem reunidas as condições meteorológicas necessárias, que apontavam para a probabilidade de ocorrerem relâmpagos.

Acrónimo para Jupiter Icy Moons Explorer, a Juice tem como intenção a recolha do máximo de informação possível acerca do sistema do gigante gasoso, como um todo, e o estudo pormenorizado de três das suas maiores luas: Europa, Ganimedes e Calisto.

O grande objetivo é perceber se estes corpos celestes reúnem condições para suportar vida. Há fortes indícios de que Europa e Ganimedes – e possivelmente também Calisto – tenham oceanos de água salgada debaixo das suas crostas geladas.

Com um impressionante conjunto de sensores, aquela que é a primeira iniciativa europeia de exploração de Júpiter, o maior planeta do sistema solar, vai tentar descrever esses oceanos e quem sabe até encontrar possíveis assinaturas bioquímicas, que apontem para a possibilidade de vida e futuras condições de habitabilidade.

Ao todo, a Juice leva 10 instrumentos de última geração, que formam o mais poderoso conjunto de análise sensorial remota, de análise geofísica e “in situ” alguma vez enviado para o Sistema Solar externo. Alguns deles contam com know how português, ao nível do desenvolvimento e fabrico, mas também de “gestão”.

A conquista europeia de Júpiter faz-se de uma longa jornada de oito anos, que vai envolver o recurso à gravidade da Lua, da Terra e de Vénus para ganhar impulso até ao gigante gasoso, onde Juice só deverá chegar em julho de 2031.

A partir daí, está previsto que a sonda europeia faça 35 voos de aproximação às luas geladas, alcançando Ganimedes, a maior lua do Sistema Solar, em dezembro de 2034. Com 5.268 km de diâmetro, Ganimedes é maior do que o planeta Mercúrio e é a única a ter um campo magnético próprio, um dos muitos itens que Juice estudará em detalhe.

Espera-se que a missão da ESA, que também contou com a colaboração das agências espaciais norte-americana (NASA), japonesa (JAXA) e israelita (ISA) em termos de instrumentação e hardware, termine em setembro de 2035.

A partida da Juice está marcada para as 13h14 de Portugal Continental e pode ser acompanhada numa transmissão em direto, pela ESA Web TV, prevista para começar às 12h45.