500 mil euros para quem desenvolver soluções para os problemas ambientais através da inteligência artificial (IA) e de novas tecnologias espaciais emergentes. É este o prémio que está em jogo numa nova competição mundial lançada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), Agência Espacial Portuguesa (PT Space), Agência Espacial Europeia (ESA) e Unbabel Labs, e que foi apresentada esta terça-feira no Web Summit.

AI Moonshot Challenge é o nome da competição de investigação em Portugal que combina IA e tecnologias espaciais emergentes para "encontrar soluções para resolver problemas complexos no âmbito das alterações climáticas em termos de deteção, localização e monitorização de resíduos nos oceanos", explica a FCT. Para isso, e desenhado para criar mudanças sociais positivas em larga escala, o projeto desafia equipas de todo o mundo a resolver problemas ambientais complexos através destas tecnologias.

Plástico no mar não tem solução? Tecnologia de recolha na "Ilha do Lixo" testada com sucesso
Plástico no mar não tem solução? Tecnologia de recolha na "Ilha do Lixo" testada com sucesso
Ver artigo

Numa primeira fase a competição vai concentrar-se na gestão de resíduos e sustentabilidade, nomeadamente na deteção, localização e monitorização de resíduos marítimos à escala planetária. "O desafio será combinar fontes massivas de dados de uma variedade de sensores de diferentes tipos, incluindo dados de observação da Terra, para identificar resíduos marítimos ao longo da coluna de água (flutuantes e não flutuantes)", explica a FCT. Para as equipas alcançarem esse objetivo a competição disponibiliza acesso a ferramentas de IA e recursos de supercomputação.

Diário do Web Summit 2019 - Dia 2

A apresentação contou com a presença do Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor e do vice-presidente da FCT, José Paulo Esperança. Para além disso na sessão participaram também o vogal da FCT, Nuno Feixa Rodrigues, a Presidente da PT Space, Chiara Manfletti, o representante da ESA, Albrecht Schmidt, e o vice-presidente para a Inovação de Produto na Unbabel, Paulo Dimas.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.