Não há dúvidas que os plásticos já "invadiram" os mares. Mas agora existe um sistema que está a recolher com sucesso detritos de plástico na conhecida "Ilha do Lixo" no Oceano Pacífico. A garantia é dada pela organização não governamental The Ocean Cleanup que desenvolve tecnologia com o intuito de ajudar a diminuir este problema mundial.

O “sucesso” surge depois de um ano de testes do sistema autónomo que recorre às forças naturais do oceano para capturar e concentrar o plástico. Esta que é a segunda tentativa para provar o conceito de recolha de plásticos no oceano permitiu reter pedaços de detritos de plástico visíveis a olho nu e redes de pesca comercial, mas também “capturou” microplásticos de até 1 mm, garante a empresa que diz ter ficado surpreendida com este "feito".

Na publicação onde explica esta tecnologia, o fundador da The Ocean Cleanup Boyan Slat refere que este primeiro ano de testes no oceano indica que a visão da empresa "é viável e que o início da missão de 'livrar' o oceano do lixo plástico, que se acumula há décadas, está ao nosso alcance".

Nesta segunda tentativa, a organização criada em 2013 explica que um novo design levou a uma melhoria do desempenho, mas a equipa garante que ainda há um logo caminho a ser feito. Uma vez totalmente operacional, o sistema da The Ocean Cleanup quer repor o plástico no solo para o processo de reciclagem. O momento dessa fase da missão depende de mais testes e interações de design.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.