Só falta mesmo o teste tripulado para a SpaceX receber o aval final da NASA para o início das operações comerciais da empresa de Elon Musk no transporte de pessoas para a Estação Espacial Internacional. E depois de alguns adiamentos, o dia 27 de maio vai ficar marcado pelo envio pela primeira vez de astronautas ao espaço desde 2011, quando acabou o Programa Space Shuttle.

Recorde-se que, em janeiro, a SpaceX completou com sucesso o teste de resgate do aparelho não-tripulado, de forma a estudar potenciais casos de incidente com o foguetão Falcon 9. Adicionalmente, foram também conduzidos vários testes aos motores sem quaisquer ocorrências de explosão.

Assim, no dia 27 de maio os astronautas Bob Behnken e Doug Hurley vão conduzir as operações a bordo da Crew Dragon, à boleia de um foguetão Falcon 9, a partir de Flórida, nos Estados Unidos. Os astronautas vão ficar durante algum tempo na Estação Espacial Internacional para completar a missão Demo-2.

Para comemorar este feito, a NASA está a convidar a comunidade de entusiastas com as questões do espaço a manifestarem-se nas redes sociais, a criarem foguetões em casa, tirar fotos em fatos de astronauta e outras iniciativas realizadas em segurança do isolamento em casa, sobre a hastag #LaunchAmerica.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.