A Virgin Orbit preparava-se para alcançar um novo marco com o lançamento da Start Me Up, que seria a primeira missão a rumar ao Espaço a partir do Reino Unido. No entanto, uma anomalia no LauncherOne acabou por comprometer a missão, sem que o foguetão conseguisse alcançar a órbita planeada.
A aeronave Cosmic Girl levantou voo do Spaceport Cornwall, na Cornualha, pouco depois das 22h (hora de Lisboa). A pouco mais de uma hora após a descolagem, chegava a vez do LauncherOne partir para o Espaço.
Já passavam mais de 40 minutos após a separação do foguetão quando a Virgin Orbit deu conta da anomalia, que, de acordo com a empresa, está já a ser investigada. Entretanto, a aeronave Cosmic Girl conseguiu voltar “sã e salva” ao Spaceport Cornwall, como avança a empresa espacial de Richard Branson.
Clique nas imagens para ver imagens da missão Start Me Up
Recorde-se que o sistema de lançamento da Virgin Orbit difere de outras empresas espaciais, como a SpaceX. Neste caso, a aeronave Cosmic Girl transporta o LauncherOne até à altitude certa, com o foguetão a seguir depois a rota planeada, lançando para o Espaço as cargas que transporta.
Esperava-se que esta fosse a primeira missão espacial lançada com sucesso a partir do Reino Unido, além do quinto voo comercial da Virgin Orbit, que carregava a bordo satélites de sete clientes, incluindo cargas comerciais e governamentais de diferentes nações.
Em destaque estava o primeiro satélite construído no País de Gales, assim como o primeiro satélite desenvolvido em Omã e uma missão colaborativa entre o Reino Unido e os Estados Unidos.
O lançamento surgiu depois de vários adiamentos, com a Virgin Orbit a obter licença da Civil Aviation Authority (CAA) para lançar missões espaciais a partir de solo britânico em dezembro. Ainda antes o Spaceport Cornwall, o primeiro porto espacial horizontal do Reino Unido, tinha recebido autorização da reguladora britânica para levar a cabo missões deste “calibre”.
Recorde-se que um dos voos mais recentes voos da Virgin Orbit foi realizado a partir do Porto Espacial e Aéreo de Mojave, na Califórnia, levando também satélites para o Espaço.
Clique nas imagens para recordar o voo
Nota de redação: A notícia foi atualizada com mais informação. (Última atualização: 01h02)
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Missão Ariel da ESA quer explorar 1.000 exoplanetas e Portugal ajuda com engenharia e ciência -
App do dia
Wayther: uma nova app de previsões meteorológicas detalhadas para otimizar viagens -
Site do dia
Tetr.io é uma versão competitiva de Tetris e os adversários não dão tréguas -
How to TEK
Farto de reagir no WhatsApp com emojis? Crie os seus próprios stickers
Comentários