A Virgin Orbit já entrou em contagem decrescente para um lançamento histórico: a missão Start Me Up (nome inspirado na famosa música dos Rolling Stones) marcará o primeiro lançamento ao espaço a partir do Reino Unido. A missão está agendada para uma janela de lançamento entre as 22h16 e as 23h16 (horas de Lisboa), se as condições meteorológicas assim o permitirem. A empresa de Sir Richard Branson tem novas datas previstas ao longo de janeiro, caso hoje não seja possível de lançar o LauncherOne.

O sistema de lançamento é diferente de outras empresas como a SpaceX, ao não utilizar um foguetão convencional para projetar a carga ao espaço. Este será lançado com a ajuda do Boeing batizado como Cosmic Girl. O sistema da Virgin pretende ser mais flexível, eliminando a necessidade e dependência dos portos espaciais tradicionais que suportam lançamentos verticais. Até agora, todas as missões da empresa foram 100% bem-sucedidas, esperando-se o mesmo com a que se realiza hoje.

Pode assistir em direto o lançamento da missão através da transmissão no canal de YouTube da Virgin Orbit que começará a partir das 21h00. A empresa promete convidados, a visão do comando de controlo da missão e da equipa da Virgin Orbit.

Virgin Orbit vai fazer história ao tornar-se na primeira missão espacial lançada a partir do Reino Unido
Virgin Orbit vai fazer história ao tornar-se na primeira missão espacial lançada a partir do Reino Unido
Ver artigo

Apesar de ser o primeiro em terras de Sua Majestade, este será o quinto voo comercial da Virgin Orbit, carregando a bordo satélites de sete clientes para serem lançados ao espaço, incluindo cargas comerciais e governamentais de diferentes nações, assim como uma missão colaborativa entre o Reino Unido e os Estados Unidos. Um dos mais recentes voos da Virgin Orbit foi realizado a partir do Porto Espacial e Aéreo de Mojave, na Califórnia, carregando também satélites ao espaço.

Veja na galeria imagens de uma das missões anteriores da Virgin Orbit

A CAA (Civil Aviation Authority) passou em dezembro as permissões necessárias para realizar o voo no Reino Unido. Antes disso, o porto espacial Cornwell, local onde arranca a missão, também recebeu a respetiva certificação, sendo o primeiro do país habilitado a conduzir missões espaciais. Além de ser o primeiro a partir do Reino Unido, a missão Start Me Up será o primeiro voo comercial da Europa Ocidental, refere a empresa no seu website, assim como o primeiro lançamento internacional da Virgin Orbit. Na sua carga, terá o primeiro satélite da Omã, assim como o primeiro satélite construído no País de Gales.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.