O voo tripulado o Ax-3 que marca a estreia comercial de astronautas da ESA no espaço foi adiado por um dia. O lançamento inicialmente programado para esta noite, está agora previsto para amanhã, 18 de janeiro.

O anúncio foi feito pela Axiom, no site e rede social X (Twitter), que justifica o adiamento com a necessidade de concluir as verificações de pré-lançamento e análises de dados do veículo.

Além do astronauta da ESA, o grupo inclui o comandante do Ax-3 e ex-astronauta da NASA Michael López-Alegría, com nacionalidade espanhola e norte-americana, o italiano Walter Villadei, que esteve no voo Galactic 01 no verão passado, e o estreante Alper Gezeravcı, da Turquia.

Clique nas imagens para mais detalhe

Durante os 14 dias a bordo da estação espacial internacional, a tripulação estará dedicada a mais de 30 experiências cientificas e demonstrações tecnológicas, importantes para os países que representam. Especificamente, Marcus Wandt leva “na bagagem” a missão Muninn, que envolvem atividades de investigação e teste em ambiente de microgravidade .

Estando reunidas todas as condições, o “arranque” a partir do Centro Espacial Kennedy da NASA, na Flórida, EUA, do foguetão Falcon 9 que dará boleia à Crew Dragon que transporta os astronautas acontecerá às 21h49 desta quinta-feira, em Lisboa.

Se tudo correr conforme planeado, depois de cerca de 36 horas de viagem prevê-se que a nave atraque na ISS na manhã de sábado, dia 20 de janeiro. Marcus Wandt será recebido pelo dinamarquês Andreas Mogensen, que neste momento assume a liderança da estação espacial, na primeira vez em que dois astronautas escandinavos se juntam na mesma morada espacial.