A utilização continuada e o volume elevado do som nos leitores de MP3 são dois dos principais factores que podem levar à perda de audição, como confirma um estudo de um comité independente hoje divulgado. 5 a 10 por cento dos utilizadores que escutam mais de uma hora de música nos MP3 por semana, com volume alto e durante pelo menos 5 anos, podem perder capacidade auditiva, chegando mesmo à surdez.
O parecer do Comité Científico dos Riscos para a Saúde Emergentes e Recentemente Identificados (CCRSERI) foi solicitado pela Comissão Europeia e foi hoje divulgado.
Actualmente as normas limitam o nível acústico dos leitores de música a 100 dB (decibéis) e o estudo do comité indica que ouvir música com um nível acima de 89 décibeis de forma continuada pode conduzir à perda permanente de audição.
O estudo aponta para 2,5 a 10 milhões de pessoas em risco, só na União Europeia. Nos últimos anos, as vendas de leitores de música pessoais têm subido em flecha, estimando-se que que aproximadamente 50 a 100 milhões de pessoas escutem diariamente leitores de música portáteis. Nos últimos quatro anos, as vendas unitárias de aparelhos de aúdio portáteis situam-se entre 184 e 246 milhões e entre 124 e 165 milhões para os leitores de MP3.
A Comissão Europeia comunicou já que vai analisar com os Estados-membros e as partes interessadas as medidas a adoptar para protefer as crianças e jovens da exposição ao ruído dos MP3 e de outros aparelhos semelhantes.
Em destaque
-
Multimédia
Osmo Action 6 é a primeira câmara de ação da DJI com abertura variável -
Site do dia
Como saber se tem cobertura de fibra, rede fixa e móvel na sua zona? -
App do dia
Quer recriar o charme da fotografia vintage? Experimente os filtros e efeitos da Vintify -
How to TEK
É mais fácil convidar amigos para um grupo do WhatsApp. Saiba como fazer
Comentários