Os utilizadores de telefones com sistema operativo Windows Phone 7 têm ao dispor cerca de 11.500 aplicações. Os números foram apresentados pela própria Microsoft, a quando se assinala pouco mais de um ano sobre o lançamento da plataforma.

A comparação com o volume de conteúdos já disponibilizado para os sistemas concorrentes é inevitável (aproximadamente 350 mil na App Store e cerca de 90 mil no Android Market), embora o tempo de existência seja diferente - como faz questão de "lembrar" a própria Microsoft a partir do Windows Team Blog.

Além de referir que os primeiros telemóveis com Windows Phone 7 só foram colocados no mercado há quatro meses atrás (Novembro), a fabricante alega que está preocupada com a qualidade e não apenas com a quantidade.

"Sabemos a importância de ter boas aplicações na plataforma e de não inflacionar, artificialmente, a nossa loja incluindo na conta aplicações tipo papel de parede para smartphone", disse Brandon Watson, director responsável pelo Windows Phone.

Justificações à parte, das 11,5 mil aplicações disponíveis, 7,5 mil são pagas. Uma boa parte (44%) apresenta uma versão de teste, para que os utilizadores os possam experimentar antes de eventualmente optarem pela sua aquisição.

Em média, cada utilizador com Windows Phone 7 descarrega 12 aplicações por mês. "Considerando que o telefone só está no mercado mundial há cerca de quatro meses, são números muito 'saudáveis'", referem os responsáveis da Microsoft.

Os valores relativos à comunidade de programadores também deixam a fabricante satisfeita. A plataforma móvel tem 36 mil programadores registados, a um ritmo de 1.200 novas adições todas as semanas. O kit de desenvolvimento foi descarregado por 1,5 milhão de vezes.

A Microsoft deixa para último a referência à percentagem de programadores registados que já publicou uma aplicação ou jogo a partir do Windows Market Place (40%). "É incrivelmente entusiasmante quando pensamos em toda a criatividade que ainda está para vir", referindo-se aos restantes 60 por cento.