Em 2009 foram vendidos em Portugal 1,816 milhões de PCs, num crescimento de 11,8 por cento face aos 1,624 milhões de unidades registadas em 2008. Os números totais dissimulam, contudo, a queda dos números na segunda metade do ano, nomeadamente o decréscimo de 35,9 por cento nas vendas do último trimestre, de acordo com o relatório "EMEA PC Tracker 2009" da IDC.

A consultora nota efectivamente dois momentos "com dinâmicas bastante distintas" durante 2009. O primeiro semestre apresentou um crescimento forte de 66,7 por cento "dinamizado pelos programas e-escola e e-escolinha e pelo Plano Tecnológico da Educação".

Contrariamente, os últimos seis meses registaram uma quebra de 21,1 por cento, em resultado da desaceleração dos programas escolares e da contínua falta de confiança do mercado empresarial. "Nem o período do Natal, geralmente marcado por forte consumo, contribuiu para fazer crescer o mercado", refere Gabriel Coimbra, Research & Consulting Director da IDC Portugal, num comunicado enviado à imprensa.

Na análise por segmentos, os portáteis continuam a liderar as preferências nacionais, representando 81,8 por cento do total do mercado de PCs. Durante o ano passado a venda de portáteis atingiu os 1,486 milhões de unidades, mais 11,8 por cento do que 2008. Por sua vez, a venda de desktops subiu 11,7 por cento, traduzidos em 330 mil unidades vendidas.

HP mantém liderança

De acordo com o ranking de fabricantes, a HP lidera o mercado nacional de PCs (portáteis mais desktops) com 420,7 mil unidades vendidas. Com uma quota de mercado de 23,2 por cento, a empresa cresceu 7,2 por cento em 2009.

A JP Sá Couto arrecada a segunda posição. Com 412 mil unidades vendidas, a assembladora registou um crescimento de 115,6 por cento no último ano e detém uma quota de mercado de 22,7 por cento.

A Toshiba ocupa a terceira posição com uma quota de mercado de 16,8 por cento, graças às 305,5 mil unidades vendidas e a um crescimento de 6,7 por cento em 2009.

Na quarta posição surge a Acer que registou um crescimento de 55,6 por cento durante o ano passado. Nos 12 meses de 2009, a fabricante vendeu 195,6 mil PCs e soma actualmente uma quota de mercado de 10,8 por cento.

Por segmentos, a JP Sá Couto lidera nos portáteis, tendo registado um crescimento de 141,2 por cento, seguida da Toshiba, com uma subida de 6,7 por cento face a 2008.

A terceira posição nos portáteis é ocupada pela HP, cujas vendas desceram 12,8 por cento durante o ano passado.

A mesma empresa lidera destacadamente o mercado nacional de desktops, com 183,8 mil unidades vendidas em 2009, representativas de uma subida de 52,3 por cento. A quota de mercado situa-se agora nos 55,7 por cento.

No mercado de desktops só a HP e o Acer Group viram as suas vendas aumentar durante 2009. A Acer, na segunda posição, cresceu 183 por cento, com 29,2 mil unidades vendidas. Já a JP Sá Couto, na terceira posição, registou uma quebra de 14,9 por cento e a Dell, na quarta posição, desceu 37,6 por cento face a 2008.