O sistema operativo Linux, a sua adopção em Portugal e as aplicações possíveis nas empresas, organismos públicos e computadores pessoais estiveram em evidência num evento promovido hoje em Lisboa pela ADETTI e a Sybase em Lisboa. Para além de uma série de casos de estudo de entidades que utilizam o sistema open source e aplicações para Linux, o lançamento do Linux Caixa Mágica Desktop, que chega às lojas no mês de Abril, foi um dos principais destaques.
A conquista do Desktop por parte do Linux é mesmo um dos principais temas chave no ano de 2004, podendo este ser o melhor ano de sempre para o open source, afirmou Victor Fonte, da Universidade do Minho, no Evento Linux 2004. Este responsável pelo GIL - Grupo de Investigação de Linux da Universidade do Minho, garantiu perante a audiência que o Linux é já uma plataforma viável no computadores pessoais, mas que nos próximos anos vai caminhar claramente para os desktops empresariais e posteriormente para os computadores domésticos.
Com uma apresentação subordinada ao tema "Linux: Estado da Nação", Victor Fontes alinhou as principais vantagens da adopção do Linux nas empresas e na Administração Pública, realçando a conquista gradual que este sistema está a fazer na área de servidores, onde goza já de uma quota de mercado considerável. As diversas iniciativas internacionais para desenvolver consórcios de promoção do Linux nos desktops, reforçam o optimismo deste investigador na adopção do sistema.
A mesma expectativa positiva é partilhada por Paulo Trezentos, responsável pelo grupo de desenvolvimento do Caixa Mágica, um projecto já com quatro anos que tem vindo a ser reforçado. Este edição portuguesa do sistema operativo Linux teve no ano passado a primeira versão desktop especificamente produzida para PMEs, o Linux@PME, que aposta na adição de serviço de assistência técnica e na oferta de um pacote completo que sirva as necessidades deste mercado.
Esta aposta na produção de "pacotes", que decorre em paralelo com a continuidade da oferta de download gratuito das mesmas aplicações, foi agora alargada com a versão para estações de trabalho, o Linux Caixa Mágica Desktop que chegará em Abril às lojas através de uma parceria de distribuição com a Porto Editora (ver Notícias Relacionadas). Dirigida às empresas e utilizadores individuais que queiram complementar o sistema operativo open source com toda a panóplia de manuais e assistência técnica, esta versão pode ser adquirida também directamente no site da Caixa Mágica.
Paulo Trezentos afirmou que a aceitação da nova versão de Linux Caixa Mágica tem sido excelente e que logo após a disponibilização do Linux Caixa Mágica Desktop houve 45 mil tentativas de download da aplicação, embora algumas não se tenham concretizado face ao congestionamento dos servidores.
Notícias Relacionadas:
2004-03-04 - Desktop Pro do Linux Caixa Mágica distribuído em parceria com a Porto Editora
2003-10-24 - Caixa Mágica "artilhada" para pequenas e médias empresas
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Robot Clone leva humanização a novos níveis de realismo com braços e músculos artificiais -
App do dia
Pegada é uma espécie de Tinder versão “quatro patas” para juntar cachorros em matches perfeitos -
Site do dia
Noteey é um recurso online para explorar pensamentos e ideias de forma visual -
How to TEK
Converse diretamente com o Gemini a partir da pesquisa do Chrome e utilize o Google Lens no browser
Comentários