
Ao longo deste ano serão vendidos dezenas de milhões de tablets, garante a Deloitte no seu relatório 2010 TMT Predictions. A consultora tem perspectivas ainda mais optimistas para os anos seguintes, antevendo que as fabricantes que já direccionaram o seu investimento para este mercado fizeram uma boa aposta.
Para a Deloitte, os "nettabs", como lhes chama, vêm endereçar necessidades de consumo específicas que não têm obtido resposta por parte dos dispositivos existentes actualmente.
Na opinião da consultora, os smartphones ainda são "demasiado pequenos para ver vídeos ou mesmo para navegar na Internet", enquanto os notebooks, netbooks e PCs ultra-portáteis continuam "demasiado grandes, pesados ou caros".
"Logo que o mercado se aperceba da capacidade de venda dos nettabs, a concorrência irá crescer rapidamente, dando origem a um sector da indústria tecnológica que poderá ultrapassar o dos dispositivos GPS", considera a Deloitte.
Entretanto, o crescimento exponencial dos tablet deverá prejudicar um outro mercado emergente: o dos leitores de ebooks, com a consultora a prever que por cada milhão de tablets vendidos, haverá um impacto negativo correspondente em e-readers.
No 2010 TMT Predictions prevê-se ainda que a virtualização do desktop passe a ser levada muito mais a sério, com a estimativa de que mais de um milhão de computadores de secretária passem para a "nuvem".
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Julien Roux desafia a gravidade a 4.823 metros de altitude numa linha suspensa entre dois balões -
App do dia
E.T.E Chronicle é um jogo de ação de naves e com mechs -
Site do dia
Extensão The Camelizer vai garantir que faz os melhores negócios na Amazon -
How to TEK
Está na altura de comprar um novo portátil? 5 sinais de alerta que não deve ignorar
Comentários